PT cobra processo no Conselho de Ética da Câmara contra deputado bolsonarista que ofendeu mulheres

O Partido dos Trabalhadores, juntamente com a bancada feminina do PT na Câmara, protocolou hoje (7) representação em que requer a abertura (7), no Conselho de Ética da Casa, de processo ético disciplinar contra o deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PSL-RS) por quebra de decoro parlamentar. Na representação, encaminhada ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o PT defende ser necessária a abertura do processo em decorrência da fala misógina do parlamentar feita semana passada, no Plenário, quando anunciou que chamaria as deputadas críticas ao capitão-presidente Jair Bolsonaro de “deputéricas”, numa alusão à histeria.

O deputado gaúcho é acusado de “ achincalhar as deputadas federais” e também de ofender todas as mulheres por elas representadas, “ desqualificando a firmeza de posição das mulheres como “histeria”
A ação é assinada pela presidenta do partido, deputada Gleisi Hoffmann (PR) e mais oito deputadas do PT: Benedita da Silva (RJ), Erika Kokay (DF), Luizianne Lins (CE), Margarida Salomão (MG), Maria do Rosário (RS), Marília Arraes (PE), Natália Bonavides (RN) e Professora Rosa Neide (MT).

Misoginia

As parlamenteares denunciam que Bibo foi e tem sido misógino, preconceituoso e sexista no exercício do seu mandato parlamentar, praticando crimes previstos no Código Penal Brasileiro (como injúria) e ainda desrespeitando a Constituição Federal, o Código de Ética e Decoro Parlamentar e o Regimento Interno da Câmara dos Deputados,

As parlamentares acusam o bolsonarista de reproduzir “uma linguagem misógina, marcada pela tentativa de exercer o controle sobre a forma com que as deputadas deveriam se expressar e legislar, adotando, inclusive, uma expressão machista e sexista, notadamente de cunho moral, que sempre foi usada, de forma estereotipada, para calar as vozes e oprimir as expressões de liberdade das mulheres.”

Elas observam que Bibo Nunes “frequentemente, faz comentários ou é apoiador de manifestações misóginas, jocosas e estereotipadas a respeito das mulheres”. O discurso do deputado foi imediatamente contestado na sessão da Câmara por vários parlamentares.

Manifestação de repúdio

As petistas observam que qualquer deputado que usar a tribuna para ofender ou praticar violência contra as mulheres deve ser responsabilizado com o rigor que as regras de conduta da Casa estabelecem. Lembram que na composição atual da Câmara são 77 deputadas, formando a maior bancada feminina da história nacional. “Mesmo longe de representar a paridade que almejamos, falam com firmeza e determinação, para serem ouvidas tanto nosso coletivo quanto as singularidades que as constitui”, afirmam.

No dia 4, a procuradora da Mulher, deputada Iracema Portella (PP-PI), e a coordenadora da bancada feminina, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), divulgaram, em nome da Secretaria da Mulher, nota de repúdio ao discurso de Bibo feito na véspera.

Leia a íntegra da representação:

RepConsEtica_BiboNunes_07dez

Leia mais

Deputadas do PT cobram da Câmara punição de bolsonarista Bibo Nunes por misoginia e quebra de ética parlamentar
https://ptnacamara.org.br/portal/2020/12/04/deputadas-do-pt-cobram-da-camara-punicao-de-bolsonarista-bibo-nunes-por-misoginia-e-quebra-de-etica-parlamentar/

 

PT na Câmara

(texto atualizado às 22h32)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também