PT aponta ganhos da economia com 40 horas

Parlamentares da bancada petista na Câmara garantiram nesta terça-feira (25) que a redução na a jornada de trabalho de 44 para 40 anos semanais vai gerar mais emprego e possibilitar a requalificação dos trabalhadores. A defesa da mudança na legislação foi feita durante audiência pública realizada no plenário da Câmara para discutir a proposta de emenda constitucional que muda o regime de trabalho no Brasil.O debate reuniu centenas de trabalhadores que ocuparam as galerias e o salão verde da Câmara, sindicatos e representantes movimentos sociais que apóiam a medida que deverá ser votada ainda este ano no Congresso. Os representantes dos empresários também participaram dos debates e defenderam a manutenção da atual jornada.

A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) lembrou que a busca por melhores condições de trabalho é uma bandeira histórica do partido dos trabalhadores. A petista rebateu argumentos dos setores conservadores contrários à mudança. Segundo ela, o mercado de trabalho brasileiro está preparado para esta mudança. “Trata-se de uma luta histórica da classe trabalhadora que esta prestes a se concretizar. É um equívoco dizer que a redução da jornada vai significar desemprego. Pelo contrário, os estudos mostram claramente que teremos aumento de postos de trabalho e ganho de produtividade”, defendeu a parlamentar.

A expectativa do deputado Jilmar Tatto (PT-SP) é de que a proposta seja votada e aprovada ainda este ano. “Há um acordo e uma aceitação da maioria das lideranças partidárias que nos permitirá votar ainda este ano. No Plenário, vamos conseguir os 308 votos necessários para o Brasil se modernizar e aprovar as 40 horas semanais”, disse. O petista considerou normal a resistência à proposta por parte de segmentos de empresariado. “Na época da abolição da escravatura, falavam que as empresas e a agricultura iriam quebrar. Ao logo da história, vemos que nada disso ocorreu”, lembrou.

Edmilson Freitas

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também