PT acionará Conselho de Ética contra Bia Kicis por vazamento de informações de médicos favoráveis à vacinação infantil

Conselho de Ética na Câmara será acionado pelo PT. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (MG), informou nesta sexta-feira (7) que o partido irá apresentar uma representação no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar contra a deputada Bia Kicis (PSL-DF) em virtude da divulgação de dados de médicos favoráveis à vacinação infantil. Segundo revelação do jornal O Globo, e confirmada pela própria parlamentar bolsonarista, foram compartilhados em um grupo de WhatsApp antivacina dados pessoais de três médicos que participaram de audiência pública no Ministério da Saúde que debateu a imunização de crianças entre 5 e 11 anos.

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Gustavo Bezerra

“O PT na Câmara decidiu entrar no Conselho de Ética contra a deputada Bia Kicis pela postura criminosa que pôs em risco a segurança de médicos. A atitude da deputada será analisada e ela pode até perder o mandato, que dedica desde o início a alimentar o ódio”, disse o líder pelo Twitter.

Proteção de dados

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) também acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar o vazamento. O petista pediu à PGR para “dimensionar a responsabilidade” do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da deputada bolsonarista, e “apontar mudanças na proteção de dados” por parte da pasta.

Em entrevista à coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, Padilha repudiou a atitude da deputada Bia Kicis. “É inadmissível que alguém que preside a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados [Bia Kicis] permita que dados de profissionais respeitados pudessem ser espalhados para que [os médicos] fossem pressionados pela horda negacionista antivacina”, criticou o petista.

Deputado Alexandre Padilha. Foto: Lula Marques/Arquivo

Os profissionais que tiveram suas informações vazadas são Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Héber Carvalho com informações dos jornais O Globo e Folha de S. Paulo

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também