Protestos pró-impeachment de Bolsonaro reúnem milhares de pessoas em todo o Brasil

Manifestantes em todo o Brasil e em mais de 20 países saíram às ruas neste domingo (31) para pedir o impeachment do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, na quarta edição do Stop Bolsonaro. Os protestos foram realizados por meio de carreatas,  bicicletaços e performances, de modo a respeitar as medidas sanitárias contra a propagação do coronavírus, que já matou mais de 222 mil pessoas no Brasil. Durante todo o dia também houve debates virtuais sobre temas como racismo, crise econômica, social e ambiental, entre outros temas.

Segundo a Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, que integram a organização, quase 60 cidades em todo o país realizaram mobilizações ao longo do dia, sendo 17 capitais: Belém, Porto Velho, Maceió, Salvador, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina, Natal, Aracaju, Campo Grande, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Genocídio

Os protestos deste domingo contaram, no Brasil e no exterior, tiveram o objetivo de denunciar o genocídio causado pela negação e descaso sanitário do governo Bolsonaro  frente à pandemia de Covid-19. Também foram lembrados os crimes ambientais praticados em série pelo governo militar brasileiro, como a devastação da Amazônia e do Pantanal e ataques aos direitos dos povos indígenas e quilombolas.

Foto: Ricardo Stuckert

Manifestações nas redes

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para divulgar  imagens e comemorar o sucesso das manifestações pelo Brasil contra o “governo assassino” de Bolsonaro, como definiu o líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR).

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), celebrou o sucesso da carreata em Brasília. “Foi gigante o Fora Bolsonaro em Brasília. Nas ruas o impeachment vai crescendo e a pressão sobre a Câmara é fundamental. Mais de 2.500 carros na carreata Stop Bolsonaro Mundial hoje em Brasília. Tá assim por todo País, o povo cansou. Chega de Bolsonaro, chega de mortes, pela e vida e por vacina para todos”.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) também falou sobre a carreata na capital federal. “Hoje voltamos às ruas de Brasília para exigir o impeachment de Bolsonaro. Nossa carreata estava gigante e a próxima será ainda maior. Fora, Bolsonaro!”.

Protestos nos estados

O deputado João Daniel (PT-SE) informou que  em Aracaju trabalhadores e trabalhadoras se somaram em mais um ato pedindo o Fora, Bolsonaro! A carreata reuniu mais de 250 veículos e percorreu parte da capital. “O ato dos aracajuanos se somou ao “Fora Bolsonaro” que foi realizado em todos os estados brasileiros e em cidades da Alemanha, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, República Dominicana, Suécia, Suíça e Uruguai”., escreveu ele no Twitter. Para o parlamentar, “é preciso que o impeachment seja pautado urgentemente, como uma questão de vida para o povo brasileiro”.

Já o deputado Airton Faleiro (PT-PA) divulgou os atos em Belém. “Pela segunda semana, Belém se juntou às manifestações em defesa da vacina, pelo fortalecimento do SUS e pelo Fora Bolsonaro. Neste domingo (31), os atos Stop Bolsonaro Mundial foram ampliados com manifestações em várias cidades do mundo”.

O deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou que o Stop Bolsonaro Mundial também foi às ruas em Salvador. “Nossa carreata rodou a cidade e a adesão popular foi uma sinalização inequívoca do sentimento que só cresce, o de que este governo está chegando ao seu fim. Chega!”.

O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) divulgou as manifestações no Paraná. “No Paraná: Paranavaí também grita por Fora, Bolsonaro! Estamos todos juntos na luta pelo impeachment urgente. É uma questão de sobrevivência para o país tirar Bolsonaro”.

Fora, Bolsonaro!

“O Brasil sai às ruas, mais uma vez, e o pedido é um só: FORA BOLSONARO! Chega de descaso com a vida do povo brasileiro”, afirmou o deputado Helder Salomão (PT-ES).

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) assegurou que “somente com mobilização popular e a abertura do processo de impeachment” vai-se “colocar fim no governo da ignorância e da estupidez”.

“Carreatas, Stop Bolsonaro mundial, greve de caminhoneiros anunciada, suspeição do Moro, aumento da pandemia e miséria no País são ingredientes na conjuntura que impulsionam o impeachment e o movimento Fora Bolsonaro. Estejamos preparados para grandes mobilizações por dias melhores”, escreveu o deputado Rogério Correia (PT-MG) em sua conta no Twitter.

Foto: Lula Marques

Leia mais comentários dos deputados nas redes sociais:

 

Carlos Veras (PT-PE) – “O Brasil precisa voltar a respirar. Fora, Bolsonaro!”

Afonso Florence (PT-BA) – “Com avanço do mortandade em Manaus e abertura de investigação sobre Pazuello, cresce mobilização em todo país pelo, Impeachment Já! Fora Bolsonaro!

Nilto Tatto (PT-SP) – “Passou da hora de enxotar Bolsonaro do poder e mandá-lo de volta ao esgoto de onde ele, Trump, Òrban, Duterte, Netanyahu, e outros estrupicios escaparam”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Precisamos dar um fim no negacionismo e nos crimes de Bolsonaro contra a saúde pública”.

Beto Faro (PT-PA) – “Hoje no Brasil e em dezenas de capitais do mundo, foram realizadas manifestações de protesto contra o governo do presidente de extrema direita Bolsonaro, pedindo seu impeachment em defesa da vida, da vacinação em massa, do auxílio emergencial e empregos”.

Lorena Vale com Brasil de Fato

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também