Projeto de plebiscito sobre Assembleia Constituinte para reforma política é protocolado

plebicito

O deputado Renato Simões (PT-SP) e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) protocolaram nesta semana, na mesa da Câmara Federal, um Projeto de Decreto Legislativo (PDC 1508/2014) que convoca um plebiscito para decidir sobre a Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

O projeto estabelece a seguinte pergunta no Plebiscito: Você é a favor de uma Assembleia Nacional Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político? Se o “sim” obtiver maioria e a lei for aprovada pelo Congresso Nacional, o Tribunal Superior Eleitoral convocará o Plebiscito em um prazo de até dois anos.

A Assembleia terá poderes exclusivamente para deliberar sobre o sistema político e será soberana, não estando submetida a nenhum outro Poder de Estado. Os mandatos dos constituintes serão extintos quando da promulgação da Reforma Política.

Para iniciar o processo, os deputados reuniram 185 assinaturas de parlamentares na Câmara. Em uma segunda frente, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) protocolou o mesmo projeto na mesa do Senado. Segundo os parlamentares, a estratégia de apresentar os projetos nas duas Casas dará celeridade à questão.

Na justificativa do projeto os deputados afirmam que as mobilizações populares de junho de 2013 revelaram um fosso entre o povo e as instituições (Judiciário, Executivo e Legislativo), sobretudo o Congresso Nacional. E justificam também que o Congresso “é dominado por interesses corporativistas, principalmente de grandes grupos econômicos que financiam campanhas eleitorais e se mostrou incapaz de levar a cabo uma ampla reforma do sistema político”.

Para Renato e Erundina, está em discussão a questão preliminar de quem deve realizar a reforma política, o Congresso Nacional, mediante emendas constitucionais, ou uma Constituinte Exclusiva e Soberana especificamente convocada para isso?

Os dois deputados participaram do Plebiscito Popular da Constituinte Exclusiva a Soberana para a Reforma do Sistema Político que reuniu 482 entidades, organizou mais de dois mil comitês em todo o País e que obteve 7,7 milhões de votos favoráveis à realização da Constituinte.

“Trata-se de reproduzir, agora de forma oficial, a consulta realizada em setembro pelo Plebiscito Popular organizado em todo o país por mais de 480 entidades da sociedade civil e movimentos sociais, que contou com o voto de quase oito milhões de brasileiros pela Reforma do Sistema Politico via Constituinte especialmente eleita para esta finalidade”, destacou Simões.

O parlamentar petista disse ainda que o projeto encabeçado por ele e pela deputada Luiza Erundina (presidenta da Frente Parlamentar pela Reforma Política com Participação Popular), “foi preparado em conjunto com a coordenação do Plebiscito Popular e dará continuidade à luta que unificou as organizações populares, sindicais, da Juventude pela Constituinte do Sistema Político desde as manifestações populares de junho de 2013” ressaltou.

Assessoria parlamentar com Equipe PT na Cãmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também