Projeto de Márcio Macêdo é tema de audiência pública da Câmara

mmacedoMMO deputado Márcio Macedo (PT-SE) presidiu na quarta-feira  (4), a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio sobre o Projeto de Lei 806/11 que trata da criação do Programa Nacional de Substituição e Suprimento de Fontes de Energia para Estabelecimentos Alimentares. A proposta é de autoria do parlamentar sergipano.

Baseado na experiência de Sergipe, onde projeto semelhante foi implantado pelo próprio Márcio Macêdo quando secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, a proposta visa a substituição de fornos a lenha em padarias e pizzarias, com linhas de crédito específicas. “A experiência é bem sucedida no meu Estado. A matriz está sendo mudada, já em quase 100%. O setor está produzindo, continua se fortalecendo e contribuindo para preservação ambiental”, disse o deputado.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a indústria de panificação concordam sobre a necessidade de um programa nacional de substituição de madeira nativa por outras fontes energéticas, como gás e eletricidade, nos fornos usados por padarias e pizzarias.

Segundo o representante da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), José Jofre Nascimento, existem no mercado opções até mais eficientes dos que os fornos a lenha. O problema é que, no caso das padarias, principalmente do interior, as empresas não conseguem arcar com o custo da substituição. No entanto, o PL de Márcio Macêdo prevê que os bancos públicos podem atuar nesta problemática oferecendo linhas de financiamento.

O deputado enfatizou ainda o “alcance ambiental significativo do projeto, por não incentivar o mercado clandestino de lenhas, pela superação dessa matriz energética por outras mais adequadas e, também, por tratar uma questão de saúde pública, já que a maioria desses estabelecimentos não utiliza filtros adequados nas chaminés”. Representante do Ibama no debate, Hanry Coelho, da Diretoria de Floresta, disse que o projeto de Márcio Macêdo é um caminho. “A posição do Ibama é de apoio a esse programa”, frisou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo