Presidente do Banco Central vai ter que explicar tráfico de influência do banco BTG Pactual na instituição

Deputado Rogério Correia (PT-MG) - Foto - Najara Araújo- Agência Câmara

A relação temerária do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, com o banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, será discutida em audiência pública na Comissão e Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara. A proposta, de autoria do deputado Rogério Correia (PT-MG), foi aprovada nesta terça-feira (26), pela comissão. Na reunião será discutida também a autonomia do Banco Central.

Na avaliação do deputado Rogério Correia, a independência do Banco Central do Brasil foi colocada mais uma vez no centro da atenção política do País após áudio vazado do banqueiro André Esteves, “que expôs as entranhas” da sua relação com o Roberto Campos Neto. Os dois conversaram sobre taxa de juros.

O presidente do BC confirmou ter consultado o dono do BTG Pactual a respeito da menor taxa de juros possível no Brasil. “O áudio está gravado e causou espanto entre políticos e especialistas”, destaca o parlamentar mineiro.

O deputado enfatiza que na opinião de especialistas o áudio vazado deixa evidente a relação “temerária de submissão da política monetária nacional aos interesses privados do banco em questão”.
Rogério Correia afirma que, enquanto Campos Neto submete a política do Banco Central a consultas individuais à banqueiros, a situação social do País se deteriora rapidamente. “A carestia e a fome voltam a atingir milhares de famílias brasileiras, que encontram como única alternativa para sobrevivência a busca por restos de comida em caçambas de caminhão de lixo. Desta forma, é imprescindível que Campos Neto, seja convidado para prestar esclarecimentos a esta Comissão acerca de toda a problemática que envolve sua relação com o banqueiro André Esteves e a garantia da independência do Banco Central”, justifica.

Leia a íntegra do requerimento:

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=2094600&filename=REQ+133/2021+CTASP

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também