Possível recuo de Israel na indicação de Dayan é vitória da diplomacia brasileira, avalia Wadih Damous

dani dayan

Autoridades de Israel indicaram que o país vai retirar a candidatura do argentino naturalizado israelense Dani Dayan à embaixada brasileira. Dayan foi nomeado há quatro meses para ocupar o cargo de embaixador do Estado de Israel no Brasil. No entanto, até o momento, o diplomata ainda não recebeu o “agrément” — permissão para começar a trabalhar no país para o qual foi indicado — do governo brasileiro.

Acredita-se que a indicação de Dayan tenha causado polêmica por conta de ele ser morador da Cisjordânia — território palestino ocupado por Israel desde 1967 — e ex-chefe do Conselho Yeshua, organização que representa os mais de 500 mil israelenses moradores de assentamentos judaicos nos territórios palestinos. Além disso, Dayan possui um histórico de declarações agressivas e contrárias ao reconhecimento da Palestina como um Estado soberano, posição defendida pelo Brasil, que também é contrário às colônias judaicas em zonas palestinas.

Para o deputado Wadih Damous (PT-RJ), o recuo de Israel, caso seja confirmado, é uma “vitória” da diplomacia brasileira e dos defensores de direitos humanos. “Se for confirmado o recuo do Estado de Israel, este será uma grande vitória da diplomacia brasileira e de todos os que lutam pelo respeito aos direitos humanos na comunidade internacional. Além de o Brasil não haver sido consultado, como é a praxe, Dayan representa a política de ocupação israelense. Parabéns à diplomacia brasileira pela atitude firme e decidida em fazer valer o direito internacional”, afirmou o parlamentar.

O portal israelense YnetNews afirma que “funcionários do Ministério das Relações Exteriores” acreditam que “já não há qualquer chance de o Brasil aprovar a nomeação” de Dayan como embaixador de Israel. Ainda de acordo com o YnetNews, o governo de Israel considera nomear o argentino naturalizado israelense como embaixador para outro país.

Segundo o portal R7, as opções mais prováveis são que Dayan seja indicado para o cargo de Cônsul Geral de Israel em Nova York ou Los Angeles.

O embaixador anterior de Israel no Brasil, Reda Mansour, deixou Brasília no final de dezembro e, desde então, o País está sem um embaixador oficial israelense. A Embaixada de Israel em Brasília declarou que ainda está aguardando informações oficiais do governo israelense.

PT na Câmara com informações do R7

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também