Sergipe debate mudanças climáticas nos biomas brasileiros

marciomacedosergipeA audiência pública da Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC), que ocorreu na segunda-feira (28), em Aracaju, inseriu Sergipe nos grandes debates nacionais sobre sustentabilidade e meio ambiente.

 

O evento, realizado na Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Márcio Macêdo (PT-SE), relator da comissão, contou com a participação de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e analistas de outros órgãos ambientais, além de estudantes e professores.

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR), presidente da comissão, coordenou os trabalhos da audiência pública regional, única a ocorrer no Nordeste. Por indicação de Márcio Macêdo, o evento discutiu as consequências das mudanças climáticas nos biomas brasileiros: caatinga, cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

Márcio Macêdo ressaltou que o encontro cumpre um papel importante de discussão sobre as mudanças do clima para o planeta e o país. “Essa comissão tem a função de contribuir para que o Brasil cumpra as metas assumidas nos organismos internacionais e possa caminhar para diminuição dos gases do efeito estufa, redução do desmatamento e controle do lixo”, afirmou.

Na abertura da audiência pública discursaram ainda o senador Antônio Carlos Valadares, PSB, que também é membro da comissão, o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), as deputadas estaduais Conceição Vieira (PT) e Angélica Guimarães (PSC), o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, e o superintendente do Ibama em Sergipe, Manoel Rezende Neto. Todos parabenizaram a iniciativa de Márcio Macêdo em trazer a comissão a Sergipe.

O primeiro palestrante do evento, o pesquisador da Embrapa, Fernando Antônio Macena, fez uma exposição sobre as mudanças climáticas e seus possíveis impactos na agricultura brasileira. A diretora do Departamento de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente, Karen Suassuna, tratou das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Federal no que diz respeito às mudanças climáticas. Já o diretor do Departamento de Combate à Desertificação do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello, falou sobre as mudanças climáticas no semiárido, com destaque especial para a desertificação.

Para o deputado Márcio Macêdo, “a audiência pública foi muito importante e dará, com certeza, uma grande contribuição à construção do relatório da comissão, que apresentarei até o final deste ano”, reforçou.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também