Home Portal Notícias Dia Internacional de Combate à LGBTfobia deve motivar luta pelo respeito à diversidade sexual no Brasil

Dia Internacional de Combate à LGBTfobia deve motivar luta pelo respeito à diversidade sexual no Brasil

7 min read
0

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados afirmaram nesta segunda-feira (17) que a passagem do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado hoje, deve ser encarado pelos brasileiros como um marco na luta contra toda forma de preconceito e discriminação, e pelo respeito à diversidade sexual no País. O dia 17 de maio foi escolhido para se comemorar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia porque, nessa data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o termo homossexualismo da lista de doenças da entidade.

O líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS), ressaltou que esta data deve servir para lembrar todo o País pelo respeito que todos os brasileiros merecem. “Nós precisamos conviver de forma harmoniosa e agir com respeito e solidariedade com todos os brasileiros, rechaçando todas as formas de preconceito, discriminação e violência, principalmente contra a comunidade LGBTQI+. Somente dessa forma teremos um País mais igualitário e justo para todos”, afirmou.

Pelo Twitter, outros parlamentares também destacaram a data comemorativa. O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Carlos Veras (PT-PE), disse: “por respeito a todas as formas de viver. Basta de LGBTfobia!”, declarou.

Por sua vez, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) destacou que “no dia mundial de luta contra a LGBTfobia queremos reafirmar nosso compromisso para assegurar os direitos da população LGBTQI+ e dizer que hoje nossa luta é para garantir sua vida plena, com vacina, educação, trabalho e renda”.

Já a deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou o seu compromisso e sua “história de luta em defesa da cidadania LGBTQIA+ e da criminalização da LGBTfobia”.

O vice-líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), observou que este é um dia de conscientização sobre a luta que ainda deve ser travada para acabar com toda forma de LGBTfobia. “Esse é o momento de comemorarmos as conquistas, mas, sobretudo, de nos conscientizarmos de que é preciso lutarmos cada vez mais contra a LGBTfobia. O respeito e convivência pacífica e respeitosa em uma sociedade plural é um direito inalienável de todos os brasileiros. Por isso devemos lutar contra toda forma de preconceito, discriminação e ódio, principalmente contra a comunidade LGBTQI+”, disse.

Leia abaixo outras mensagens postadas pelos parlamentares do PT sobre o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia:

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Neste 17 de Maio vamos reforçar nossa luta pelo direito à vida plena com vacina, educação, trabalho e renda para a população LGBTQI+”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Reforço o nosso compromisso de construir uma sociedade que acolha a sua #diversidade. Por menos violência e preconceito, por mais igualdade e respeito”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Pelo fim da discriminação, pela igualdade e o direito de amar. Neste Dia Internacional de Combate à Homofobia, o nosso desejo é por mais amor e menos ódio e pelo fim do preconceito.”

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Hoje é o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia. Contra o ódio, contra a opressão e a violência. Luta que foi construída com muita dor, mas também com muito amor; que segue, nas ruas e no Parlamento, frutificando e transformando o Brasil”.

Deputado Célio Moura (PT-TO) – “17 de maio – Hoje é o Dia Internacional Contra a Homofobia. Respeito! Nem mais. Nem menos. Iguais.”

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Neste dia Internacional da Luta contra a LGBTfobia, começa a Semana da Cidadania LGBT em Natal, projeto de nossa autoria ainda como vereadora. Foi uma batalha aprovar lá em 2017. Tentaram desvirtuar, não deixamos e fomos pra cima. Aprovamos e já estamos na terceira edição!”.

Deputado Paulão (PT-AL) – “O Brasil e o mundo ainda têm uma carga de preconceito e intolerância enorme contra a população LGBT+. Essa é uma luta civilizatória. Contem com nosso apoio!”.

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Campanha Nacional Fora Bolsonaro convoca novo ato para dia 19

No próximo dia 19 de junho,  sábado, a Campanha Nacional Fora Bolsonaro realiza nova manif…