Home Portal Notícias Despejos e mobilização da sociedade civil durante a pandemia do Covid-19 estão na pauta da CLP

Despejos e mobilização da sociedade civil durante a pandemia do Covid-19 estão na pauta da CLP

5 min read
0

Audiências públicas e sugestões foram aprovadas nessa terça-feira (4), em reunião coordenada pelo presidente da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP), deputado Waldenor Pereira (PT-BA).

Solicitada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS) deve ser realizada audiência conjunta com a CLP e a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) para tratar da importância da organização comunitária no combate à pandemia de Covid-19.

Como exemplos de mobilização, a Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico), a Rede Nacional de Apoio às Famílias de Vítimas da Covid-19 no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde.

A suspensão do cumprimento de medidas judiciais, extrajudiciais ou administrativas, que resultem em desocupações ou remoções forçadas coletivas de imóveis públicos ou privados, durante a pandemia, será tema de uma audiência pública proposta pelas deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ), Luiza Erundina (PSOL-SP), Natália Bonavides (PT-RN) e pelos deputados Waldenor Pereira e Glauber Braga (PSOL-RJ).

“Nesse momento de pandemia as pessoas precisam de um lugar para viver, de manter seus territórios. Aumentou em 140% o número de pessoas em situação de rua e temos presenciado uma sequência de atos nesse sentido. O projeto Despejo Zero aponta que 64 mil famílias já foram ameaçadas de despejo no país durante a pandemia”, denuncia a deputada Talíria Petrone.

Outros temas que entram na pauta da CLP são: o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, proposto pela deputada Maria do Rosário; e a situação da política habitacional do governo federal no âmbito dos cortes na Lei Orçamentária deste ano, de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e João Daniel (PT-SE).

“Essa proposta de audiência pública sobre o orçamento mostra que há um projeto em recurso no Brasil de ataque à democracia, à soberania nacional aos interesses públicos. Na verdade, se juntarmos a PEC 95 e o orçamento deste ano, estamos vendo o abandono dos serviços públicos que a população usa”, afirma a parlamentar Maria do Rosário, que subscreveu o requerimento, junto com o deputado Joseildo Ramos (PT-BA).

Sugestões

Tramitam na Comissão de Legislação Participativa cerca de 70 sugestões legislativas enviadas pelas entidades cadastradas no órgão, compostas por ONGs, sindicatos, associações e órgãos de classe, entre outras. As sugestões abrangem desde propostas de leis complementares e ordinárias até sugestões de emendas ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Nessa terça, sugestões da sociedade civil que já receberam parecer foram analisadas pelo colegiado.

Assessoria de Comunicação da CLP

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Paulo Pimenta, sobre o povo de volta às ruas: Se não houver impeachment, o capitão continuará matando

O que o Brasil presenciou no último sábado, 29 de Maio de 2021 – o #29M –, convocado pelos…