Home Portal Notícias A privatização da Eletrobras coloca em risco a soberania nacional, alerta Zé Neto

A privatização da Eletrobras coloca em risco a soberania nacional, alerta Zé Neto

2 min read
0

O deputado federal Zé Neto (PT-BA) propôs a realização de audiência pública para debater a privatização da Eletrobras, incluída no Plano Nacional de Desestatização do governo federal. “O Brasil não pode ser vítima desse processo modernizado de colonização que captura infraestruturas nacionais para transformá-las em fonte de enriquecimento para empresários e especuladores ancorados em paraísos fiscais”, afirma o parlamentar.

O requerimento para a realização da audiência foi protocolado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e o deputado sugere a participação de especialistas do setor energético no debate.

O deputado argumenta que, por seu caráter estratégico, o setor energético deve ser controlado pelo Estado. Ele cita que em países como China, EUA e Canadá, energia é tema de interesse nacional e o Estado controla o sistema.

Zé Neto alerta ainda que a privatização do sistema elétrico brasileiro implicará também na perda do controle de seus rios mais importantes, colocando em risco a soberania nacional. O valor que o governo federal espera arrecadar com a venda das ações da Eletrobras corresponde a cerca de um terço da receita líquida anual da estatal, que ultrapassa os R$ 60 bilhões.

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TJ-DF condena Augusto Nunes a indenizar Gleisi Hoffmann por misoginia

O colegiado da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o jornal…