Home Portal Notícias Coronavirus Associação nacional em apoio às vítimas da Covid-19 será criada nesta sexta-feira

Associação nacional em apoio às vítimas da Covid-19 será criada nesta sexta-feira

5 min read
0

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) está concluindo esta semana uma rodada de reuniões com todos os estados do País e o Distrito Federal para mobilizar a sociedade brasileira em torno da criação da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid-19 – Vida e Justiça. A entidade será fundada nesta sexta-feira (30), às 19h, através de uma Assembleia virtual com a expectativa de participação de mil pessoas de todo o Brasil.

O parlamentar catarinense lançou a ideia da Associação Vida e Justiça num pronunciamento durante uma sessão remota da Câmara dos Deputados no dia 23 de março deste ano e desde então vem conversando e mobilizando lideranças políticas e pessoas vítimas da Covid-19 pra constituírem a entidade que vai abranger todos os estados. Além disso, a intenção é motivar a formalização das entidades em nível estadual e municipal.

“Hoje já são quase 400 mil famílias envolvidas diretamente com a morte de um, dois ou até três entes do convívio familiar. Nós acompanhamos essa questão da pandemia há mais de um ano. É um sofrimento e um luto coletivo. Mas eu comecei a me perguntar, será que muitas mortes não poderiam ter sido evitadas? Eu acredito que sim. É preciso apurar responsabilidades dos gestores públicos negligentes e buscar a reparação das vítimas. A Associação Vida e Justiça nasce neste contexto,” destaca Uczai.

Momento catastrófico

Para Eugênio Aragão, ex-ministro da Justiça, envolvido na iniciativa, diz que a Associação é “mais oportuna do que nunca”. “Nós estamos enfrentando um momento difícil e até catastrófico da realidade nacional e com um governo disfuncional, incapaz de enfrentar, de forma coordenada, com os outros atores do País, este desafio. É importante, então, que a sociedade civil se posicione. Então, a criação dessa associação nacional é o melhor mecanismo para articulação da sociedade”, defendeu o ex-ministro.

Segundo Uczai, todos os brasileiros que “têm compromisso com a defesa da vida e da dignidade humana” devem participar da assembleia de criação da entidade. “Você pode ajudar a construir esse espaço de solidariedade humana de dentro da sua casa. A assembleia vai ser virtual e você só precisa clicar num link pra fazer parte deste momento que julgamos ser muito importante,” sugeriu o parlamentar. A Associação Vida e Justiça terá 10 diretrizes de atuação que vão desde articulação de assistência à saúde especializada até a busca por reparação de danos às vítimas da Covid-19.

Serviço:
Assembleia de criação da Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covid19 – Vida e Justiça
Data: 30.4.2021
Horário: 19h (Horário de Brasília)
Plataforma: ZOOM

Veja o vídeo com deputado Pedro Uczai:
https://www.facebook.com/PedroUczai/videos/287821359547103

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Novo recorde de desmatamento desmoraliza o Brasil no mundo

O governo Bolsonaro segue desmoralizando o Brasil aos olhos do mundo ao afrouxar a legisla…