Home Portal Notícias Enquanto Bolsonaro agride, governadores trabalham por vacina e clima

Enquanto Bolsonaro agride, governadores trabalham por vacina e clima

4 min read
0

Enquanto o governo federal deixa faltar vacinas, acoberta o desmatamento ilegal na Amazônia e ataca os executivos estaduais, os representantes do Consórcio Nordeste e do Fórum de Governadores trabalham para enfrentar a pandemia e defender o meio ambiente.

Nesta terça-feira, 20, em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o governador Wellington Dias (PT-PI), com participação virtual de outros governadores, informou a compra da vacina russa Sputnik V para ser incorporada ao Plano Nacional de Imunização (PNI). Na semana passada, o Consórcio Nordeste pediu antecipação e ampliação de vacinas à ONU.

“Compramos a vacina Sputnik V e a colocamos à disposição do PNI (Plano Nacional de Imunização). Mas para que isso tenha eficácia, será necessário a celebração desse convênio. Estamos hoje aqui para receber uma resposta”, afirmou o governador do Piauí durante a reunião.

“Eu espero que a gente tenha a autorização por parte da Anvisa, de preferência esta semana. Falta vacina no Brasil e não é razoável termos vacinas prontas e perdermos a chance de recebimento do primeiro lote, que já deve ser entregue agora em abril”, argumentou Wellington Dias.

Governadores do Consórcio Nordeste – Foto: Divulgação

Em defesa do meio ambiente

Também na terça-feira, 20, os governadores do Consórcio Nordeste e do Fórum de Governadores entregaram ao embaixador norte-americano, Todd Chapman, duas cartas endereçadas ao presidente dos EUA, Joe Biden, em que se comprometem com a “emergência climática global” e pedem cooperação para questões ambientais no país.

Em ambos os documentos, os governadores apresentam um contraponto às políticas implementadas pelo governo Bolsonaro, duramente criticadas às vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente Joe Biden, que começa amanhã. Na reunião, o embaixador norte-americano se comprometeu a fazer chegar a carta às mãos do presidente Joe Biden no mesmo dia.

Na carta enviada, os governadores do Consórcio Nordeste apontam uma série de propostas e iniciativas (vejam no documento abaixo) e afirmam a ação conjunta para “impulsionar ações climáticas ambiciosas em sintonia com os compromissos já estabelecidos na Carta dos Órgãos Estaduais de Meio Ambiente pelo Clima, lançada pela ABEMA”.

Veja a carta do Consórcio Nordeste:

nordesteclima-210421161326

Por PT Nacional

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Paulo Pimenta, sobre o povo de volta às ruas: Se não houver impeachment, o capitão continuará matando

O que o Brasil presenciou no último sábado, 29 de Maio de 2021 – o #29M –, convocado pelos…