Home Portal Notícias Coronavirus Fontana: “a forma como Bolsonaro está lidando com a pandemia é um crime contra o futuro do brasil”

Fontana: “a forma como Bolsonaro está lidando com a pandemia é um crime contra o futuro do brasil”

3 min read
0

Em discurso na sessão virtual da Câmara, nesta terça-feira (2), o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) criticou a falta de coordenação nacional no enfrentamento da pandemia. Segundo ele, ao invés de coordenar as ações, o governo federal boicota todas as medidas reconhecidas mundialmente para minimizar o sofrimento com a pandemia. “O uso de máscaras, o isolamento social, mecanismos de higiene, as vacinas, tudo isso está previsto e é reconhecido mundialmente. Mas qual é a ação do governo federal? É desestruturar o combate à pandemia, é criticar governadores, transferir responsabilidades e deixar de comprar vacinas”, apontou Fontana.

O parlamentar lembrou que o Brasil poderia ter comprado 46 milhões de doses da Coronavac meses atrás, mas o que fez Bolsonaro? Mandou cancelar aquela compra. Fontana também recordou que, ao aderir ao Covax Facility, um consórcio da OMS destinado a promover o acesso global a vacinas, o Brasil poderia ter optado por solicitar imunizantes para atender de 10% a 50% da população. Bolsonaro optou pela menor taxa de cobertura permitida, apenas 10%.

“Ninguém suporta mais tamanha irresponsabilidade”, ressaltou Fontana ao lembrar da fala do presidente em uma live na semana passada quando Bolsonaro mentiu sobre o uso de máscaras e seus supostos efeitos colaterais. A situação que estamos vivendo é gravíssima em função da velocidade da disseminação do vírus, da falta de vacinas e de UTIs superlotadas. De acordo com o monitoramento do Imperial College de Londres, a taxa de transmissão do coronavírus no Brasil subiu para 1,13. Isso significa que cada 100 pessoas com o vírus infectam outras 113. O índice subiu em relação à semana passada, quando estava em 1,02.

Cumprir a Constituição

Fontana cobrou uma reação do Congresso: “Precisamos nos levantar e exigir que Bolsonaro cumpra a Constituição, que garanta vacinas, leitos e recursos para salvar a vida dos brasileiros. A forma como ele está lidando com a pandemia é um crime contra o futuro do Brasil”, analisou.

Assessoria de Comunicação

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nilto Tatto apresenta projeto que amplia exigências para venda de ouro

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP) protocolou nessa terça-feira (20), o projeto de lei…