Home Portal Notícias Coronavirus Ato em Brasília, nesta quarta, mobiliza por Vacina Para Todos Já!

Ato em Brasília, nesta quarta, mobiliza por Vacina Para Todos Já!

5 min read
0

O clamor da população brasileira por vacinas contra a Covid-19 que já ceifou a vida de mais de 247 mil brasileiros ganha voz na jornada nacional por vacinas para todos já. O evento que ocorre nesta quarta-feira (24), conta com a mobilização e participação de diversas entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e personalidades que atuam no setor.

O movimento tem como base, o documento do Fórum de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas dos estados e na Petição Pública do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que reivindica Piso Emergencial da Saúde no valor de R$ 168,7 bilhões. A Jornada defende também a aprovação do Orçamento da União sem cortes nas áreas da Saúde e Educação.

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, adiantou que se encontra na pauta do Congresso Nacional a proposta de emenda à Constituição (PEC 186/2019), denominada PEC Emergencial, que prevê a extinção do piso constitucional destinado à saúde e à educação. Com isso, União, estados e municípios seriam desobrigados de aplicar o gasto mínimo nos dois setores.

“Está para ser votada no Congresso Nacional a denominada PEC Emergencial. Estão querendo retirar os mínimos constitucionais que estão lá, garantidos, depois de ampla luta do povo brasileiro por democracia”, alertou Pigatto.

Segundo ele, os artigos 196 e o 212 da Constituição estabelecem os gastos mínimos com saúde e educação, respectivamente. “Não aceitaremos nenhum ataque à Constituição brasileira. A palavra é mobilização e pressão junto ao Congresso Nacional para que não tenhamos mais esse retrocesso que ataca diretamente a vida das pessoas”, afirmou Fernando Pigatto.

Petição

O Conselho Nacional de Saúde apresentou uma petição pública pela manutenção do piso emergencial para o SUS em 2021. A petição pública “O SUS merece mais em 2021!” se aproxima da marca das 600 mil assinaturas e segue recebendo assinaturas até a data da votação pelo Congresso Nacional da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Jornada – Programação

9h – Recepção da Comitiva na Liderança Minoria da Câmara e realização das audiências institucionais no Congresso Nacional, com transmissão ao vivo pela Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados e pelo PT na Câmara (Facebook)
10h – Tuitaço – Hasthag: #VacinaParaTodosJÁ
11h – Live #VacinaParaTodosJá, com transmissão pela Fundação Perseu Abramo e PT na Câmara (Facebook).
13h – Lives nos estados
20h – Live de Encerramento da Jornada #VacinaParaTodosJÁ – vídeo das “notícias do dia” e Encaminhamentos da continuidade da Jornada.

Assine a petição: https://www.change.org/peticaocns

Benildes Rodrigues com informações do CNS

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota da defesa sobre anulação dos processos de Moro contra Lula

Nota de Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins sobre a decisão do Ministro Eds…