Home Portal Notícias Guimarães apresenta projeto para barrar decreto que muda gestão de Previdência dos servidores públicos

Guimarães apresenta projeto para barrar decreto que muda gestão de Previdência dos servidores públicos

1 min read
0

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou, na sexta-feira (19), o projeto de decreto legislativo (PDL nº 79/2021), que tem o objetivo de sustar os efeitos do Decreto nº 10.620. A resolução do governo Bolsonaro prevê que trabalhadores do Poder Executivo tenham suas aposentadorias geridas não mais pela União, mas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e pelo Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

José Guimarães avalia a decisão do governo como inconstitucional. “A Constituição é clara, no Art. 40, quando veda a existência de mais de um órgão ou entidade para gerir um regime próprio de Previdência”, afirma.

O petista também destaca o retrocesso que o decreto representa ao sugerir o retorno dos servidores de autarquias e fundações públicas à responsabilidade do INSS. “Vai prejudicar o funcionalismo público e aumentar ainda mais as filas do Instituto”, alerta.

 

Leia a íntegra do PDL nº 79/2021:

https://bit.ly/37tMlej

 

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Nota de pesar: Vilson Oliveira, presente!

É com muita tristeza que nos despedimos do companheiro Vilson Oliveira, militante históric…