Home Portal Notícias Manchetes Parlamentares do PT comemoram os 41 anos do partido

Parlamentares do PT comemoram os 41 anos do partido

18 min read
0

O Partido dos Trabalhadores completa, nesta quarta-feira (10), 41 anos de muita luta, resistência e conquistas. O PT nasceu da união histórica entre sindicalistas, intelectuais, artistas, setores ligados à Teologia da Libertação da Igreja Católica e militantes políticos que faziam oposição à ditadura militar e retornaram ao País após a decretação da anistia.

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para comemorar a existência do partido que mudou e luta para mudar a realidade das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros.

“Nascido da força de trabalhadoras (es), o PT faz 41 anos! Seguimos firmes na luta por um Brasil justo e na oposição ao retrocesso que assola o país, mas que vai passar. Um salve à aguerrida militância e aos companheiros e companheiras por juntos travarmos o bom combate”, comemorou a presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR).

Foto: Ricardo Stuckert

O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR) também celebrou as mais de quatro décadas do PT. “O partido que mudou a realidade do Brasil, para muito melhor, faz 41 anos, hoje. Os desdobramentos dos serviços prestados pelo PT são sentidos pela população que teve emprego, deixou de passar fome e sede e ingressou na universidade. PT 41 Anos De Luta”.

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, deputado José Guimarães (PT-CE), disse que a história do PT se confunde com a do povo brasileiro. “O Partido dos Trabalhadores é o grande pilar da nossa democracia, sustenta o estado democrático de direito e o estado de bem-estar social. Estamos fortes na luta em defesa do Brasil. Viva o Partido dos Trabalhadores e seus 41 anos de história”.

“PT 41 anos de luta! Orgulho de fazer parte desse partido que defende o povo brasileiro e a soberania nacional. O nosso compromisso é com o Brasil”, escreveu o líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), em seu Twitter.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que tem muito orgulho de fazer parte da história do partido. “Hoje é o aniversário de 41 anos do PT! O partido que defende você. O partido que tirou milhões da miséria e ajudou o país a progredir. Tenho muito orgulho de ser parte dessa história”.

“O PT nunca mudou de nome, o PT nunca mudou de lado. O PT é uma ideia, é um projeto de país para o povo. Isso ninguém prende. Isso ninguém nos tira! Vida longa ao Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores”, escreveu o deputado Carlos Veras (PT-PE) em suas redes sociais.

País sem fome

Em 2002, Luiz Inácio Lula da Silva assumia pela primeira vez a Presidência da República, se reelegeu em 2006. Em 2010 o partido torna a vencer com a primeira presidenta do Brasil Dilma Rousseff, que também se reelegeu em 2014. Com quase 14 anos de governos petistas, o povo brasileiro pode ver o País sair do mapa da fome, ter justiça social, crescimento econômico e igualdade de direitos no exercício da cidadania.

“Parabéns, PT! A história do PT se confunde com a luta do povo brasileiro por democracia, liberdade e direitos. O PT mostrou ao mundo que a fome não é natural, que a desigualdade não é natural. Nós mudamos o Brasil e estamos construindo uma nova primavera de sonhos e esperança”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

O deputado José Airton Cirilo (PT-CE) recordou sua história no partido e destacou as conquistas do povo brasileiro nos governo petistas. “Como muitos jovens idealistas, do movimento estudantil, participei da criação do Partido dos Trabalhadores. O partido que mudou a história desse país, que teve o melhor presidente, que tirou milhões de pessoas da miséria, facilitou acesso à universidade e gerou emprego e renda para milhões de famílias. Por isso, estou contente por estar contribuindo com o Partido que colocou comida na mesa dos mais pobres e ofereceu uma vida mais digna, com mais oportunidades para o nosso povo”.

Leia mais comentários dos parlamentares:

Célio Moura (PT-TO) – “O PT nasceu da comunhão dos trabalhadores. É o partido que provou que é possível transformar a utopia em realidade! A vida de cada um de nós é a prova de que o PT mudou a história”.

Maria do Rosário (PT-RS) – “O PT completa 41 anos de existência marcados pelas batalhas pela democracia, por direitos humanos e socialismo, o PT me motiva a persistir, mesmo diante de barreiras. Nossa luta é por justiça social, igualdade, democracia, soberania e pela vida que hoje se garante com vacina!”

Pedro Uczai (PT-SC) – “41 anos do PT e eu começo o dia compartilhando esse vídeo para celebrar a importância da nossa luta. Viva o Partido dos Trabalhadores”

Rosa Neide (PT-MT) – “O PT é um grande instrumento de luta da sociedade. Hoje é dia de comemorar mais um ano do maior partido de esquerda da América Latina. Tenho orgulho de fazer parte do partido que nunca traiu a democracia. Viva o PT!”

Zeca Dirceu (PT-PR) – “O PT completa hoje (10), 41 anos de fundação. Neste ano, a comemoração vem carregada de esperança com a vitória de Lula no STF e o fim da quadrilha da lava-jato, chefiada por Moro. Continuaremos lutando contra qualquer retrocesso de direitos e pela reconstrução do país!”

Marcon (PT-RS) – “Parabéns Partido dos Trabalhadores! Há 41 anos nasceu um partido para defender a democracia, a vida e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade”.

Helder Salomão (PT-ES) – “Bom dia pra você, que assim como eu, sente orgulho dos 41 anos de história do Partido dos Trabalhadores. O partido que mais fez pelo Brasil. Viva o PT!”

Afonso Florence (PT-BA) – “Vida longa ao Partido dos Trabalhadores! 41 anos transformando a vida das brasileiras e brasileiros!”

Nilto Tatto (PT-SP) – “Liberdade, igualdade, justiça e solidariedade são alguns dos valores do maior partido de esquerda do Brasil! O PT nasceu como instrumento de luta da classe trabalhadora e segue assim até hoje, com muitos desafios e inúmeras conquistas. Pátria Livre, venceremos”.

Padre João (PT-MG) – “O partido que mudou a realidade do povo brasileiro, que tirou as pessoas da miséria e riscou o mapa da fome no Brasil. Que há 41 anos se faz presente na luta pelos oprimidos, por justiça social e contra a desigualdade. Viva o Partido dos Trabalhadores do Brasil!”

Natália Bonavides (PT-RN) – “Hoje o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras completa 41 anos! O PT é um feito extraordinário da classe trabalhadora brasileira. Tanto pelo papel histórico que já cumpriu, quanto por tudo aquilo que construiu e ainda tem por realizar.

Odair Cunha (PT-MG) – “São 41 anos lutando pelo povo brasileiro”.

Alencar Santana (PT-SP) – “Bote essa estrela no peito não tenha medo ou pudor
Agora eu quero você te ver torcendo a favor, A favor de um povo pobre, mas nobre e trabalhador, é desejo dessa gente querer um Brasil mais decente ter direito à esperança e uma vida diferente …”

Zé Neto (PT-BA) – “É hoje! PT 41 Anos! A gente tem encontro marcado para celebrar os 41 anos do PT. Teremos dois momentos com a participação de lideranças estaduais e nacionais do partido, que junto com o povo brasileiro, resistem e lutam por soberania, desenvolvimento e justiça social em nosso país”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O sonho que a gente constrói coletivamente todos os dias é realidade há 41 anos. Em 10/02/1980, o PT era fundado para lutar em defesa da democracia e do povo brasileiro. Tenho muito orgulho de fazer parte deste partido que manteve seu lado e a esperança viva”.

Joseildo (PT-BA) – “Na atual crise, que prejudica principalmente o povo e o trabalhador, a resistência do PT segue corajosa. A defesa do povo corre nas veias do PT e ainda pulsa com a mesma intensidade. Nunca recuamos da luta por dias melhores e uma sociedade mais justa. Não vai ser agora”.

Marília Arraes (PT-PE) – “Hoje o PT completa 41anos de existência. Durante todo esse tempo, o PT construiu um legado marcado pelo combate à miséria, a redução das desigualdades, a defesa dos direitos de nossa população, do desenvolvimento econômico com justiça social e em defesa da democracia”.

Rubens Otoni (PT-GO) – “Parabéns PT pelos 41 anos de caminhada sempre em defesa do povo mais simples, humilde e trabalhador. Só estamos começando. A luta por uma sociedade justa, fraterna e solidária continua”.

Rogério Correia (PT-MG) – “Uma enorme satisfação e orgulho de ter participação nessa história como um dos fundadores do maior partido da América Latina. O partido que provou que o Brasil pode ser mais justo e igualitário. Parabéns PT. Sempre na Luta!”

Beto Faro (PT-PA) – “Uma trajetória de luta em defesa dos trabalhadores e das trabalhadoras. Tenho muito orgulho de ser petista e estar ao lado de quem mais precisa nesse país e no estado do Pará. Sinto-me honrado em presidir o PT no estado”.

Alexandre Padilha (PT-SP) – “Hoje o PT faz 41 anos. Estou no partido desde 85, quando fui contagiado pela candidatura do Eduardo Suplicy a prefeito. Parabéns ao nosso partido, à nossa militância e ao povo brasileiro, únicos donos do PT”.

Henrique Fontana (PT-RS) – “Com o PT, o Brasil experimentou uma nova forma de governar. O Estado finalmente incluiu as famílias mais pobres no Orçamento e a parcela majoritária do Brasil, que historicamente fora excluída das decisões mais vitais, pode começar a sonhar e a realizar os seus sonhos”.

Lorena Vale com PT Nacional

Vídeo PT 41 anos:

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Enio Verri: Afinal, a quem serve a reforma administrativa?

Não há que se negar, que desde sua concepção, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32/…