Home Portal Notícias Coronavirus João Daniel cobra explicações do Ministério da Economia sobre fim do convênio entre Banco do Brasil e lotéricas

João Daniel cobra explicações do Ministério da Economia sobre fim do convênio entre Banco do Brasil e lotéricas

4 min read
0

O deputado federal João Daniel (PT-SE) apresentou requerimento de informações (REQ 63/2021) para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, dê explicações sobre a extinção do convênio que permitia o compartilhamento de lotéricas e terminais de autoatendimento, entre a Caixa Econômica e o Banco do Brasil. O pedido tem como base a decisão do BB, comunicada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), de que desde 18 de novembro o banco encerraria a parceria com a Caixa Econômica Federal para a utilização das lotéricas e terminais compartilhados entre as duas instituições.

A parceria iniciou em 2005, com objetivo de cortar custos e aumentar a eficiência nas transações mais utilizadas pelos clientes como saques, recebimento de boletos, consulta a saldo de conta corrente e poupança. Além dos postos compartilhados e dos terminais das agências, os clientes contavam com 13 mil lotéricas para o atendimento.

Para o parlamentar, essa decisão – como tem sido uma prática da administração do Banco do Brasil -, vai no sentido de reduzir o seu papel social e o atendimento às populações que residem distantes dos grandes centros. “A medida trará reflexo negativo para os milhões de clientes do banco, desconsiderando a realidade brasileira, a dimensão geográfica do país e a necessidade de manter atendimento presencial para milhares de brasileiros”, argumentou João Daniel.

Ele ressaltou que essa medida veio em meio à pandemia que sacrifica mais ainda a vida de milhões de brasileiros, fazendo com que os usuários fiquem sem os serviços ou sejam obrigados a se deslocar para locais distantes de onde moram ou trabalham para ter acesso ao atendimento que vinha sendo feito de forma mais efetiva, reduzindo os riscos de contaminação pela Covid-19. João Daniel alerta que este fato agravará ainda mais a vida de milhares de milhares de funcionários dos dois bancos, sobrecarregando toda a rede com essa decisão.

Questionamentos

No requerimento o deputado questiona se foi do conhecimento do Ministério da Economia a adoção dessa medida, mesmo considerando os problemas da pandemia da Covid-19; quais as razões para que essa medida fosse tomada; que estudos levaram à adoção da medida, qual a análise dos seus reflexos para os clientes; se existem estudos que demonstrem o volume de operações realizadas por conta desse convênio encerrado, tais como saques, pagamentos, depósitos, depósitos, extratos, etc.

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Arquivamento de investigação de atos antidemocráticos: “Bandidos se articularam para corroer nossa democracia”

Pelas redes sociais, parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara se mo…