Home Portal Notícias Coronavirus José Guimarães protocola projeto que prorroga auxílio emergencial de 600 reais por mais 4 meses

José Guimarães protocola projeto que prorroga auxílio emergencial de 600 reais por mais 4 meses

2 min read
0

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), protocolou um projeto de lei que prorroga por quatro meses neste ano o pagamento do auxílio emergencial no valor de R$ 600. A proposta altera a Lei que instituiu o benefício (Lei 13.982/20), e que terminou em 31 de dezembro de 2020.

Na justificativa do projeto, Guimarães destacou que o auxílio emergencial já se mostrou “extremamente necessário para que as pessoas possam permanecer em isolamento social, sem comprometer a subsistência de suas famílias”. Ele ressaltou ainda que a realidade da pandemia ocasionou uma óbvia recessão econômica, que deixou “muitos brasileiros em situação de penúria”. “E parece que irá perdurar por mais tempo do que esperávamos”, explicou.

Sobre o argumento da restrição orçamentária, sempre usada pelo governo Bolsonaro para rejeitar a prorrogação do pagamento do auxílio emergencial, Guimarães afirma que essa justificativa “é falsa e cruel”.

“Primeiro, porque o Congresso Nacional aprovou a PEC 10/2020, a qual estipulou o chamado orçamento de guerra, dando discricionariedade ao governo federal para efetuar despesas para salvar vidas e ajudar os economicamente mais vulneráveis a passar por essa crise, sem passarem fome. E é cruel, porque pretende economizar com a parcela mais sofrida da população, quando se sabe que os mais ricos deste país, sequer pagam impostos proporcionais as fortunas que ganham”, afirmou.

Héber Carvalho

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Lactantes pela Vacina: duas vidas salvas

Por Alexandre Padilha   No início do mês de maio soube pelas redes sociais do movimen…