Home Portal Notícias Brumadinho: Comissão Externa marca reunião com Agência de Mineração

Brumadinho: Comissão Externa marca reunião com Agência de Mineração

4 min read
0

A comissão externa da Câmara dos Deputados criada para acompanhar o acordo a ser feito pela Vale para restituir os prejuízos em Brumadinho marcou reunião para a próxima semana com a Agência Nacional de Mineração (ANM). Segundo o coordenador da Comissão Externa, deputado federal Rogério Correia (PT-MG), o encontro será na quarta-feira da próxima semana, 3 de fevereiro, e terá a participação, além dos parlamentares que compõem a comissão e os representantes da ANM, de membros do Ministério Público (federal e estadual), defensorias públicas, governo mineiro e representação das famílias atingidas em Brumadinho.

“Faremos uma denúncia formal à ANM, buscando respostas para a insistente protelação feita pela Vale em relação à restituição das perdas com o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão”, diz Rogério Correia. No ano passado, como relator da CPI de Brumadinho em Brasília, Rogério Correia incluiu no documento final, aprovado por unanimidade na Comissão, o indiciamento de 22 diretores e engenheiros da Vale, além da empresa alemã Tüv Süd, responsável pelo laudo de estabilidade da barragem.

A tragédia, considerada criminosa pela CPI da Câmara, está completando hoje 2 anos. Até o momento, o acordo da Vale com o governo estadual, que prevê ressarcimento dos prejuízos em pelo menos R$ 54 bilhões, não foi finalizado.

Fim de licença para minerar

Segundo Rogério Correia, até o fim da licença para minerar em solo mineiro não pode ser descartado. “A Vale está tendo oportunidade de pelo menos diminuir os danos que ela própria causou, ao menos em parte, pois as várias vidas que se foram são impagáveis”, afirma o deputado. “Mas inacreditavelmente nem isso a mineradora tem se mostrado aberta a fazer.”

Outra reclamação da comissão externa da Câmara, que também será levada para a pauta da reunião com a ANM, é a ausência de participação das vítimas de Brumadinho nas reuniões da Vale com o governo mineiro. Segundo o deputado petista que coordena a comissão, pretende-se incluir pelo menos os representantes dos atingidos nessas reuniões.

Assessoria de Comunicação

Leia mais: Tragédia de Brumadinho: Petistas criticam a Vale pela demora no pagamento das indenizações

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha: Recorde de mortes por Covid-19 e a omissão de Bolsonaro

O Brasil demorou 11 meses para chegar à marca de 200 mil vidas perdidas pela Covid-19 e me…