Home Portal Notícias Manchetes Parlamentares condenam tentativa de golpe nos EUA e alertam que extrema direita pode fazer o mesmo no Brasil

Parlamentares condenam tentativa de golpe nos EUA e alertam que extrema direita pode fazer o mesmo no Brasil

10 min read
1

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara repudiaram em mensagens postadas no Twitter nesta quarta-feira (6), a tentativa de golpe nos Estados Unidos, praticada por manifestantes aliados do presidente em final de mandato Donald Tump, contra a certificação da vitória do presidente eleito, Joe Biden, no Capitólio (Parlamento norte-americano). Para os parlamentares petistas, a invasão dos apoiadores de Trump ao local demonstra a verdadeira face antidemocrática da extrema direita em todo o mundo. Eles ainda alertaram que as instituições brasileiras e a sociedade devem se preparar para evitar que o mesmo ocorra no Brasil em 2022 com a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas.

Tentativa de Golpe

Leia as manifestações dos petistas no twitter:

Deputado Enio Verri (PR), líder do PT na Câmara – “Juan Guaidó já se autoproclamou presidente dos EUA?”.

Deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidenta Nacional do PT – “Terrível a tentativa de golpe da direita fascista nos EUA. Essa gente não respeita democracia, constituição e nem o processo eleitoral. As forças democráticas precisam repreender duramente. O que acontece lá serve de exemplo para que afastemos o fascismo e o retrocesso daqui”.

Deputado José Guimarães (PT-CE), Líder da Minoria na Câmara – “A ameaça de golpe nos Estados Unidos deve ser repudiada por todas as forças democráticas ao redor do mundo. Autoritários, Trump e seus seguidores precisam reconhecer a legitimidade dos votos que elegeram Biden. Golpe não!”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP), Líder da Minoria no Congresso – “Tentativa de golpe nos EUA! Ninguém tá brincando não! Se não parar o carro do Bozo imagina aqui! Às instituições vão continuar ‘funcionando’?”.

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Apoiadores de Trump invadem o Congresso Americano para tentar impedir o anúncio da vitória de Biden. Uma cena que era exclusiva de uma república de bananas”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Inaceitáveis cenas em Washington, com supremacistas brancos liderados por Trump tentando golpe. Mas é preciso dizer: esse é um processo iniciado há anos, com golpes em Honduras, Paraguai, Brasil, todos apoiados por parte da mídia que hoje se mostra escandalizada com Trump e Bozo”.

Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) – “Donald Trump está tentando aplicar um golpe nos Estados Unidos, incitando a população a ir contra a Democracia. Querem a todo custo impedir Biden de assumir como legítimo presidente eleito pelo povo. Uma vergonha!”.

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Quando vejo essa galera invadindo o Capitólio, nos EUA, contra o resultado das eleições, só lembro do Aécio Neves. Tudo que estamos vivendo de ruim hoje, com um péssimo presidente, começou quando Aecinho não aceitou ter sido derrotado pela companheira Dilma nas urnas em 2014”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “O que acontece agora nos EUA é uma das expressões do que a extrema direita é capaz, em TODOS os lugares. Aquilo que a política autoritária e antidemocrática promove e incentiva em todo o mundo deixa sua marca agora no Capitólio”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Lá e cá, os fascistas sempre se utilizam dos mesmo método de violência e intimidação”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Nítida tentativa de Golpe de Estado nos Estados Unidos por aqueles que não conseguem aceitar o resultado de uma eleição. Não deverá ter êxito, mas já passa péssima imagem capaz de encorajar maus perdedores em toda a parte do mundo”.

Deputado João Daniel (PT-SE) – “No dia que o Congresso norte-americano certifica a vitória de Joe Biden, manifestantes pró-Trump invadem o Capitólio. Um claro ataque à democracia. Fascistas dão as suas caras no país sempre conhecido por sua democracia. Uma clara tentativa de golpe”.

Deputado Marcon (PT-RS) – “O que está acontecendo agora nos EUA aconteceu com a presidenta Dilma e aconteceu com Evo Morales. É a extrema direita mostrando que é incapaz de respeitar a decisão do povo. Não podemos permitir que continuem atacando a democracia dessa forma!”

Deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) – “Autoritários e fascistas agem assim: quando não aceitam a derrota, colocam em risco a democracia. Afinal, o DNA golpista não tem fronteira”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “EUA lembram ao mundo o que acontece quando se elege um fascista”.

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “Trump estimula a guerra civil nos Estados Unidos e pede que manifestantes permaneçam no Capitólio”.

Alerta ao Brasil

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Esse ataque mostra que a direita fascista que tem em Trump um de seus representantes é a antítese da democracia. Isso antecipa o absurdo que Bolsonaro tentará aqui no Brasil. Nos preparemos. Alguém duvida?”.

Deputado Jorge Solla (PT-BA) – “A maior e mais longeva democracia do planeta vive uma tentativa clara de golpe. O país que tanto interferiu em democracias pelo mundo, parece ter esquecido de cuidar da própria. Fica o alerta para nosso país”.

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “É na Venezuela? Não. É nos Estados Unidos, onde Trump Guaidó não aceita derrota e tenta melar posse de Joe Biden à força. Fiquem atentos: em 2022 será assim no Brasil com Bolsonaro derrotado por @LulaOficial ou por outro nome da esquerda”.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Ameaça à democracia nos Estados Unidos. Qualquer semelhança não é mera coincidência”.

Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “O Bolsonaro já cometeu inúmeros crimes de responsabilidade e nada acontece. O exemplo de Trump está aí. Quero saber se vamos continuar alimentando essa cobra aqui no Brasil. Abramos os olhos. O Brasil não aguenta mais dois anos governado por um fascista. #ForaBolsonaro“. 

Héber Carvalho

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão aprova proposta de Zé Ricardo para realização de audiências sobre a implementação do Fundeb Permanente

A operacionalização que permitirá a plena implementação da Lei do Fundeb Permanente, no cu…