Home Portal Notícias Coronavirus Covid-19: Padilha e Jandira garantem na LDO universalização das vacinas para todos os brasileiros

Covid-19: Padilha e Jandira garantem na LDO universalização das vacinas para todos os brasileiros

4 min read
0

O governo brasileiro terá que garantir recursos para a imunização de cerca de 200 milhões de brasileiros em 2021. A meta foi aprovada pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (16), durante a apreciação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO-2021). “Vacina contra a Covid-19 para todos já aprovada na LDO. Garantimos que o Orçamento da União tenha obrigatoriamente recursos para imunizar, até o final do ano, os mais de 200 milhões de brasileiros e brasileiras”, comemorou o ex-ministro da Saúde e deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), autor da emenda, em parceria com a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

A emenda acatada pelo relator da LDO, senador Irajá (PSD-TO), busca garantir a produção, aquisição, armazenamento, acondicionamento, distribuição e transporte de vacinas e soros para estados e municípios, visando à vacinação da população contra a Covid-19. Padilha e Jandira explicaram que a meta para assegurar os recursos no orçamento do próximo ano é fundamental, em face da necessidade de enfrentar a situação de emergência epidemiológica e de garantir insumos para combater a pandemia, buscando assim, imunizar toda a população brasileira.

Foto: Maryanna Oliveira, Agência Câmara

Os parlamentares destacaram ainda que um dos pontos mais polêmicos e ausentes no Plano de Vacinação do governo Bolsonaro é exatamente o de não apontar para universalização da vacina, ou seja, não garante a vacinação de todo o povo brasileiro.

Jandira Feghali explicou que a LDO não fala de valores, mas estabelece as diretrizes e metas que receberão os recursos do orçamento. “Não existia a ação vacinação na LDO. Nós criamos essa ação. A partir daí, o relator cria essa ação da vacinação, e nós fizemos a emenda de meta para vacinar 212 milhões de brasileiros. E o senador Irajá incorporou essa emenda. Aprovou 106 milhões de brasileiros na minha emenda e 106 milhões de brasileiros na emenda do deputado Alexandre Padilha. Portanto, existe a meta de vacinação de 212 milhões de brasileiros no anexo de metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias aprovado hoje”, completou.

 

Vânia Rodrigues

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TJ-DF condena Augusto Nunes a indenizar Gleisi Hoffmann por misoginia

O colegiado da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal condenou o jornal…