Home Portal Notícias Parlamentares e entidades se reúnem para combater a privatização de estatais

Parlamentares e entidades se reúnem para combater a privatização de estatais

5 min read
0

Nesta quinta-feira (10), sob a coordenação do deputado federal Zé Carlos (PT-MA), reuniram-se virtualmente diversos parlamentares das bancadas de Oposição ao governo, em conjunto com representantes de entidades sindicais, tais como a Federação Única dos Petroleiros (FUB), Central Nacional do Eletro (CNE), Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (Anabb). A reunião abriu espaço para parlamentares e entidades debaterem estratégias a fim de impedir a venda de empresas estatais brasileiras ao capital financeiro.

A reunião foi uma iniciativa dos parlamentares Erika Kokay (PT-DF), Patrus Ananias (PT-MG) e Zé Carlos. A urgência do encontro foi em decorrência de que no último dia 2, o Ministério da Economia ter divulgado na imprensa a pretensão de o governo federal em privatizar mais nove estatais em 2021, dentre elas os Correios e a Eletrobrás – a lista proposta pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, continha 126 estatais, passando-se agora para 201 a serem leiloadas.

A deputada Erika Kokay salientou: ”Nós estamos vendo a destruição do projeto na Petrobrás do poço ao posto, estamos vendo a venda aos pedaços também da própria Petrobrás, tentando reduzir essa empresa fundamental para o povo brasileiro a uma empresa que vai extrair óleo cru para poder encaminhar para fora e a partir daí, comprar este óleo refinado”.

O deputado Zé Carlos, por sua vez, propôs diversas ações para enfrentar a situação. Uma delas é para se organizar uma grande mobilização nacional e popular, sob o mote: ”Por Nenhum Patrimônio Nacional a Menos”. Zé Carlos é o atual presidente das frentes parlamentares em defesa da Eletronorte, e dos Bancos Públicos.

O Parlamentar maranhense destacou ainda: ”O apagão do Amapá nos mostrou claramente o resultado da privatização de um sistema elétrico. Não tiveram a competência e a responsabilidade de cumprir um contrato, por conta de não cumprirem o contrato de um terceiro transformador não ter sido consertado como deveria – e não terem a competência de consertar o sistema -, tiveram que recorrer aos técnicos da Eletronorte. Foram eles que ajudaram a diminuir o tempo para o conserto e colocar de volta a normalidade e mitigar os prejuízos imensos que teve a sociedade amapaense”.

Segundo o Presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, ”há um ataque comum em todas as empresas públicas. Seguem o mesmo roteiro que está sendo orquestrada, por isso que é muito importante essa iniciativa que está sendo tomada agora, com a criação desse observatório das atividades do governo, além de a proposta de ter um dia nacional de luta contra a privatização, e também de fazermos uma mobilização com a sociedade.”

Estiveram presentes ao evento virtual o senador Jean Paul Patres (PT-RN), os deputados Leonardo Monteiro (PT-MG), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Bohn Gass (PT/RS) e João Daniel (PT-SE).

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Guimarães quer impedir suspensão da Lei Rouanet em cidades com lockdown

O líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), protocolou, nessa sext…