Home Portal Notícias Petistas lamentam morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez

Petistas lamentam morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez

9 min read
0

Tabaré Vásquez assumiu primeiro governo de esquerda desde a ditadura, governou por dois mandatos e liderou país que avançou em reformas ousadas e cidadãs.

O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada deste domingo (6). Ele tinha 80 anos e lutava contra um câncer no pulmão. Tabaré, líder da Frente Ampla que iniciou uma temporada de governos progressistas em seu país, foi eleito pela primeira vez na década passada e governou de 2005 a 2010. Em seguida, elegeu seu sucessor José Pepe Mujica e voltou a vencer para novo mandato, o terceiro seguido da Frente Ampla, entre 2015 e 2020. Foi sucedido em março por Luis Lacalle Pou, do Partido Liberal.

“Seu exemplo de integridade política e compromisso inquebrável com o nosso país e nossa gente nos impulsionará a continuar o seu legado”, diz a nota da Frente Ampla divulgada hoje. Sob os governos de Vázquez e de Pepe Mujica, o Uruguai combinou crescimento econômico com distribuição de renda, amplos investimentos em educação pública e saúde. O país ousou também com a aprovação de leis que regularam o direito ao abordo, o casamento homoafetivo e o consumo de maconha.

Está previsto para as 13h a saída de um cortejo, partindo da Prefeitura de Montevidéu, que percorrerá as ruas da capital uruguaia. Mas o governo e a própria Frente Ampla concordaram em orientar a população a permanecer em casa ou dentro de seus carros para respeitar o distanciamento social.

O presidente Luis Lacalle Pou elogiou o adversário político e afirmou que Tabaré Vasquez enfrentou sua batalha contra o câncer com serenidade e coragem. “Tivemos diálogos pessoais e políticos que valorizo e recordarei. Serviu seu país com esforço e obteve êxitos importantes. Foi o presidente dos uruguaios. O país está de luto”, disse em nota.

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara repercutiram a morte de Tabaré pelas redes sociais.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) recebeu com tristeza a morte do ex-presidente. “TABARÉ, PRESENTE! Recebemos com tristeza a notícia do falecimento do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vázquez. Grande líder progressista! Vai em paz amigo Tabaré, estendo meus sentimentos de pesar à sua família e aos membros frente-amplistas”, destacou em seu Twitter.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) também lamentou a morte de Tabaré. “Perdemos Tabaré Vasquez, duas vezes presidente do Uruguai pela Frente Ampla. Nossos profundos sentimentos ao povo Uruguaio.”

“O ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez morreu na madrugada de hoje, aos 80 anos. Ele lutava contra um câncer no pulmão. A morte foi anunciada na manhã de hoje pelo seu partido, o Frente Ampla. Aos familiares e amigos e todo o povo do Uruguai, nossa solidariedade”, escreveu o deputado Nilto Tatto (PT-SP), em sua conta no Twitter.

A deputada Maria do Rosário (PT-TS) reproduziu em seu Twitter, comunicado da Frente Ampla uruguaia: “Hasta la victoria siempre Tabaré! “A las 21 hs convocamos en todo el país, a abrir puertas y ventanas de nuestros  hogares y poner el texto de Mario Benedetti, musicalizado p Joan Manuel Serrat:  Defender la Alegría https://youtube.com/watch?v=1FY43hUjIIo y aplaudir por 5 min.”

Henrique Fontana (PT-RS) lembrou que Tabaré liderou a Frente Ampla logo após a ditadura uruguaia. “Minha solidariedade ao povo uruguaio. Tabaré Vázquez foi um grande líder da Frente Ampla que liderou o Uruguai após a didatura e conquistou avanços importantíssimos para a população. Tabaré, presente!”, anotou no Twitter.

O petista Paulo Pimenta (RS), ex-líder da Bancada, gravou vídeo em que afirma: “Uruguai perde Tabaré Vásquez. Um democrata que deixará saudades”. Veja o vídeo:

Eleita prefeita em Juiz de Fora (MG), na última eleição, a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG), também prestou homenagem ao ex-presidente do Uruguai. “A América Latina perde uma grande referência, um grande líder. Ao povo uruguaio, nosso abraço solidário”, anotou em sua conta no Twitter.

O deputado federal Alencar Santana Braga (PT-SP) recebeu com pesar a morte de Tabaré. Logo cedo expressou sua solidariedade. “Foi com muito pesar que o partido Frente Ampla anunciou a morte do ex-presidente do Uruguai Tabaré Vásquez, aos 80 anos, na madrugada de hoje. Ele lutava contra um câncer de pulmão”. O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) igualmente se manifestou acerca da morte do ex-presidente. ” Meus sentimentos ao povo uruguaio. Tabaré Vásquez foi uma das grandes lideranças da Frente Ampla (coalizão progressista) e o primeiro líder de esquerda a ser eleito no Uruguai desde o fim da ditadura militar”.

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), tuitou: “O domingo ficou triste com o falecimento do Tabaré Vázquez, ex-presidente do Uruguai. Essa é uma grande perda para o Uruguai e para América Latina. Vázquez é exemplo de luta pela democracia.”

 

PT na Câmara com Rede Brasil Atual

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Dia da Mulher: a luta é diária, nunca acaba

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, é mais um dia de Luta das Mulheres. Dia de luta…