Home Portal Notícias Benedita quer sustar portaria que permitiu retirada de nomes da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

Benedita quer sustar portaria que permitiu retirada de nomes da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

3 min read
0

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) apresentou na Câmara um projeto de decreto legislativo (PDL 516/2020) para sustar os efeitos da portaria nº 189, de 10 de novembro de 2020, assinada pelo presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, que permitiu a retirada de vários nomes da lista de personalidades negras da entidade. Em seu site na internet, a Fundação Palmares publicou notícia com a lista de exclusões e informou que “a medida cumpre determinação de portaria que entrou em vigor neste mês, instituindo o critério de homenagens póstumas”.

Dentre as 27 personalidades negras retiradas da lista estão Elsa Soares, Gilberto Gil, Leci Brandão, Marina Silva, Martinho da Vila, Milton Nascimento, Sandra de Sá e Zezé Mota, além da própria deputada Benedita da Silva e do senador Paulo Paim (PT-RS). Os dois parlamentares são conhecidos como referências na luta pelos direitos humanos, contra o racismo e pela promoção de políticas públicas de igualdade racial em nosso País.

Na justificativa do PDL, Benedita destaca que a decisão tomada pelo presidente da Fundação Palmares, ao excluir da lista de personalidades negras do nosso País nomes de destacada relevância histórica e inquestionável contribuição para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, “vem na esteira de outras medidas contrárias ao interesse público e que chocam frontalmente com as atribuições legais estabelecidas pela lei que criou a Fundação”.

A parlamentar classifica essa e outras decisões tomadas por Sérgio Camargo como “equivocadas e antidemocráticas”, e afirma que elas “em nada guardam relação com o escopo da administração pública”. Ainda segundo Benedita, essas ações extrapolam a esfera de atuação da atual direção da Fundação Palmares e, por essa razão, deve ser revista na Câmara dos Deputados.

 

Héber Carvalho

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas apresentam projeto para sustar portaria que suspende Lei Rouanet para cidades que adotaram medidas restritivas

Os deputados petistas João Daniel (SE), Patrus Ananias (MG), Valmir Assunção (BA) e Marcon…