Home Portal Notícias Ativistas defendem o SUS e protestam contra Bolsonaro pela destruição de políticas sociais

Ativistas defendem o SUS e protestam contra Bolsonaro pela destruição de políticas sociais

4 min read
0

Ativistas e militantes do PT, PCdoB, PSOL, UP e PCO se reuniram em defesa do SUS e pelo Fora, Bolsonaro! na rodoviária de Brasília na sexta-feira (13). A manifestação foi em de cortejo fúnebre para alertar a população sobre a importância da saúde pública e a não privatização do SUS e também  denunciar o governo Jair Bolsonaro-Hamilton Mourão por seu programa de destruição das políticas sociais e dos direitos do povo brasileiro

Com o tema #ForaBolsonaroeMourão e #EmdefesadoSUS, o protesto também alertou para a tentativa de Bolsonaro de privatizar o SUS. Em plena pandemia, com mais de 163 mil mortos pelo novo coronavírus no Brasil, o capitão- presidente chegou a encomendar um estudo sobre a privatização da atenção básica do Serviço Único de Saúde (SUS).

No final de outubro, foi publicado decreto presidencial instituindo a Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil abrangendo o período de 2020 a 2031 e baseando-se fundamentalmente na visão neoliberal e privatista do governo Bolsonaro

Tentativa de privatizar o SUS

O decreto continha  diretrizes econômicas, institucionais, de infraestrutura, ambiental e sociais, com eixos específicos sobre a saúde. Entre eles, “aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), avançando na articulação entre os setores público e privado (complementar e suplementar)”. Ainda segundo o documento, esse avanço na articulação com o sistema privado de saúde, aperfeiçoaria o setor, “aumentando a eficiência e a equidade do gasto com adequação do financiamento às necessidades da população.”

Diante da ampla repercussão negativa em todos os setores e da forte pressão, Bolsonaro recuou e revogou o decreto dois dias depois de publicado.

Privatizar o SUS é um projeto antigo das empresas de planos de saúde. E com a eleição de Bolsonaro, que é favorável à iniciativa contrária à Constituição e aos interesses da população, o setor privado encontrou terreno fértil para atingir seus objetivos. Apesar do subfinanciamento histórico, o SUS garante atendimento de saúde para milhões e é o maior programa de saúde pública do mundo. O impacto da pandemia seria bem maior sem o sistema público.

 

Redação PT na Câmara com Rede Brasil Atual

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas cobram investigação rigorosa sobre denúncia de envolvimento de Bolsonaro com milicianos do Rio de Janeiro

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara exigiram neste fim de semana, em mensagens postad…