Home Portal Notícias Petistas parabenizam professores pelo dia e lembram retrocessos no governo Bolsonaro e conquistas nos governos do PT

Petistas parabenizam professores pelo dia e lembram retrocessos no governo Bolsonaro e conquistas nos governos do PT

22 min read
0

Parlamentares da Bancada do PT parabenizaram nesta quinta-feira (15) os professores e professoras do País pelo seu dia. Em mensagens postadas no Twitter, além dos agradecimentos pelo trabalho e dedicação na tarefa de educar, os petistas também lembraram os retrocessos que o Brasil enfrenta atualmente no campo da educação e as conquistas obtidas para o setor educacional durante os governos petistas de Lula e Dilma.

O líder do PT na Câmara, deputado Enio Verri (PR), ao parabenizar os educadores também desejou a eles dias melhores no exercício da profissão. “Quero abraçar todos os meus colegas professores e desejar a eles dias melhores, sob governos progressistas nos quais sejam respeitados, valorizados e possam, de fato, descortinar amplos horizontes para seus estudantes, instigando as suas habilidades. Parabéns, professores”.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), também fez um agradecimento aos professores e professoras do Brasil pelo trabalho e dedicação. “Gente valorosa, que se dedica diariamente na tarefa de formar”.

Em outro tuíte, Gleisi lembrou que apesar da conjuntura desfavorável para a educação no atual governo, com luta e determinação é possível avançar. “Em 13 anos, PT mostrou ser possível garantir melhores condições aos professores(as). Instituímos piso salarial do magistério, direcionamos 75% dos royalties do pré-sal e 10% do PIB para a educação e aprovamos o PNE. Temos de continuar avançando com luta e determinação”, afirmou.

Já o coordenador do Núcleo de Educação da Bancada do PT na Câmara, deputado Waldenor Pereira (BA), destacou a importância dos professores afirmando que o futuro da nação depende do trabalho desses profissionais. “O futuro é construído todos os dias pela incansável e apaixonada luta dos homens e mulheres que se dedicam a compartilhar conhecimento e transformar as vidas de milhões de pessoas. Neste dia 15 de outubro, nosso muito obrigado aos professores do Brasil”.

E ao parabenizar os professores e professoras do País, a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação, afirmou que o dia 15 de outubro é sempre especial. “Não somente pelos anos que passei em sala de aula, convivendo com crianças e adolescentes, mas me sinto tocada pela dimensão que existe na escolha deste caminho: quem segue o caminho da docência deve ter sempre o espírito aberto para novas descobertas e aprendizados”

Retrocessos com o governo Bolsonaro

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), líder da Minoria no Congresso – “Com o desgoverno Bolsonaro, os professores têm muito pouco a comemorar na data de hoje. O cenário é de cortes na área da educação e piora nas condições de trabalho. A tendência no Brasil é de piora no ensino diante do desmonte promovido por Bolsonaro na Educação. Caso a Reforma Administrativa seja aprovada, a situação vai piorar e muito”, alertou.

Zarattini, em outra publicação afirmou que vale lembrar que mesmo com esse desgoverno, o Congresso fez o seu papel e garantiu recursos para Educação ao aprovar o Fundeb. “É um fôlego nessa política de desmonte de Bolsonaro”, completou.

E o deputado Odair Cunha (PT-MG), ao destacar que hoje os professores merecem e precisam ser valorizado, enfatizou que, infelizmente, “ao contrário do que vimos nos governos Lula e Dilma a Educação não é mais uma prioridade”. Ele acrescentou que em menos de 2 anos o desgoverno Bolsonaro já está no terceiro ministro da Educação. “Um pior que o outro; contingenciou verbas de universidades e institutos federais; cortou dinheiro de pesquisa e da ciência; quer desviar recursos do Fundeb para pagar programas próprios; é contra o fechamento das escolas durante a pandemia, colocando em risco nossos alunos, professores e servidores”.

Origem da data

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) relembrou em uma publicação, na sua rede social, que foi Antonieta de Barros, uma mulher negra, política e revolucionária, que criou o Dia do Professor e da Professora. “Mais um exemplo de representatividade que a opressão tenta apagar da história. Nós, mulheres negras, sempre fomos potência!”, exaltou.

E em outra publicação enfatizou: “Hoje é o dia daqueles que formam todas as profissões. Professores e professoras são pilares essenciais da sociedade e merecem muito respeito e admiração. Como dizia Paulo Freire, não há mudança sem educação”.

Leia outras mensagens dos parlamentares do PT sobre o Dia dos Professores:

Deputada Margarida Salomão (PT-MG), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais – “Parabéns a todas as professoras e todos os professores! Viva o nosso dia, viva esse ofício maravilhoso, viva essa vocação magnífica!”

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Nossa homenagem às professoras e professores, esses que lutam todos os dias para transformar as pessoas e a sociedade. Feliz dia das professoras e dos professores!”

Deputado João Daniel (PT-SE) – “Seu valor é inestimável, digno de nosso carinho, valorização e respeito, por conduzir crianças, jovens, homens e mulheres a entenderem que o conhecimento é a única arma que nos liberta”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Parabéns professoras e professores. Tenho muito orgulho de fazer parte da Bancada do Livro na Câmara Federal e este ano dê um presente à educação elegendo vereador@s e prefeit@s de nossa causa”.

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “A educação é a melhor arma contra a violência e a ignorância. Parabéns a todos educadores e educadoras do Brasil que alimentam a nossa esperança em um país melhor. E já que é dia de #tbt, nunca é demais lembrar: eu votei no professor!”

Deputado Beto Faro (PT-PA) – “Hoje é dia de agradecer aos professores e profissionais de Educação que mesmo sem ter a valorização da sua carreira não medem esforços para uma educação inclusiva. Muito obrigado e a luta continua”.

Deputado Vander Loubet (PT-MS) – “Em 1º lugar, um grande abraço e um beijo no coração de cada professor e professora. Sigo trabalhando na Câmara em defesa da Educação e da profissão de vocês. Podem sempre contar comigo na luta contra os retrocessos.

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – “Hoje é dia de celebrar a mais bonita de todas profissões: o magistério. Que pressupõe uma dimensão fundamental da existência humana, que é a dimensão do amor, no trabalho com todos que estão abrindo as fronteiras do conhecimento. Obrigado a todas as professoras e professores!

Deputado Helder Salomão (PT-ES), presidente da CDHM da Câmara – “Tenho orgulho de ser professor. Atuei 17 anos na sala de aula, tempo em que aprendi, ensinei e cresci como ser humano. Hoje estou afastado para o exercício do mandato de deputado federal, mas tudo que aprendi como professor está presente no meu cotidiano. Parabéns aos educadores e educadoras que lutam por uma educação de qualidade. Contem sempre comigo”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Hoje é o Dia das professoras e dos professores, esses profissionais que formam todas as demais profissões. Não é nenhum exagero dizer que nossa civilização depende da atuação deles. Parabéns e muito obrigado por tudo!”

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “15 de Outubro. Dia de homenagear profissionais que são fundamentais para melhorar a vida do povo. Como professora que sou, manifesto meu respeito às professoras e professores de Fortaleza e todo o Brasil. Mais valorização já!”

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – “Parabéns a todas as pessoas que diariamente exercem essa profissão tão digna e importante para a nossa sociedade!”

Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) – “Em um dia tão importante para nossa cidade, em que comemoramos o Dia dos Professores, resgatamos alguns dos nossos feitos pela educação em Valadares. Essas são apenas algumas das inúmeras contribuições que fizemos para nosso povo: Garantia de recursos para a criação do IFMG/Governador Valadares; vinda da UFJF/Governador Valadares; cerca de R$ 1,5 milhões em recursos para a UFJF/GV e muito mais”.

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “O nosso reconhecimento ao trabalho de profesores e professoras que garantem educação pública, gratuita e de qualidade as nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. O respeito e a valorização é a maior homenagem que podemos fazer a vocês”.

Reconhecimento

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Minha homenagem a todas e todos os professores. O mundo pode ser diferente pelas nossas mãos. A desvalorização q nos impõem através dos salários baixos e do desrespeito à nossa voz não nos tira, entretanto, a esperança no sentido da transformação. Seguimos esperançando o Brasil!”

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Parabéns a quem precisa se reinventar e se adaptar constantemente. Parabéns a quem nesta pandemia triplicou sua carga de trabalho, segue exausto, mas não abandonou seus alunos. Parabéns professores”.

Deputado Célio Moura (PT-TO) – Viva o Dia das Professoras e dos Professores. Hoje é dia de parabenizar e – principalmente – se engajar na luta pela educação pública de qualidade, transformadora e emancipatória. Essa é uma data comemorativa e de luta! Venceremos, mestres!”

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “A escola pública resiste aos ataques constantes se mostrando forte e se reinventando neste período tão complexo. Professores estão mostrando quem move a máquina da educação, abandonados pelo governo. Hoje é dia de reafirmar a luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade”.

Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “Parabéns professor, seja ensino presencial ou a distância, bons professores são essenciais. Parabéns a todos os mestres e mestras que souberam se reinventar diante dos novos desafios”.

Homenagem a Paulo Freire

Deputado Afonso Florence (PT-BA) – “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” (Paulo Freire)

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Com a lembrança de Paulo Freire, quero homenagear todos e todas que lutam e sonham por uma educação como direito! Parabéns aos professores e professoras do Brasil!”

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Viva Paulo Freire! Viva Fernando Haddad! Viva Professora Rosa Neide! Viva Sofia Cavedon! Viva Margarida Salomão! Viva Darcy Ribeiro! Viva todos os educadores e todas as educadoras do Brasil e do mundo!”

Deputado Rui Falcão (PT-SP) – “Nos 13 anos em que o PT governou o Brasil priorizamos a valorização dos professores e professoras, com a criação do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Parabéns aos professores e professoras! Viva a Educação! Viva Paulo Freire!”.

Deputado Marcon (RS) – “Eu votei no professor, e você? Feliz dia a esses mestres que transformam vidas através do conhecimento!”

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Dia dos professores, na pessoa do nosso querido Paulo Freire, nossas homenagens à todos que generosamente aceitam o desafio de compartilhar e constroem conhecimento para um mundo livre, justo e sustentável”.

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – “Hoje é o dia das professoras e dos professores. Presto minha homenagem a eles na frase de Paulo Freire: “se a educação sozinha não pode mudar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Deputado Padre João (PT-MG) – “No dia do professor, não temos nada a comemorar. O Governo Bolsonaro retirou cerca R$ 1,6 bilhão no orçamento da educação neste ano. A desvalorização do ensino é o reflexo dos dias que estamos vivendo.

Também parabenizaram os professores o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), retuitando um vídeo da CUT, e o deputado José Ricardo (PT-AM), que transmitiu e participou de uma live, no Twitter, alusiva ao Dia dos Professores.

 

Héber Carvalho

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Comissão externa da Câmara vai a Porto Alegre investigar morte de João Alberto

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) participa na próxima terça-feira (1º) de uma s…