Home Portal Notícias Padilha apresenta projeto para estender calendário e idade para vacinação de HPV

Padilha apresenta projeto para estender calendário e idade para vacinação de HPV

4 min read
0

O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) apresentou projeto de lei (PL 4798/2020), na Câmara dos Deputados, para estender a vacina de HPV, no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS), para crianças e adolescentes que completarão 15 anos até o dia 31 de dezembro de 2021. A proposta visa alterar a Lei n° 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da pandemia da Covid-19.

O coronavírus e o isolamento social dificultou a conscientização para a importância dessa vacina nas escolas e afins. “Ao não frequentarem o ambiente escolar – o que se mostrou relevantíssimo e ainda se mostra eficaz para evitar a propagação do vírus – ficou prejudicado um ambiente central de divulgação e conscientização dessas milhões de crianças para a importância da vacinação. Assim, a proposta que ora apresento visa corrigir essa lacuna e evitar o prejuízo por ela causada”, justificou o parlamentar.

Ainda segundo Padilha, tendo em vista que o ambiente escolar é muito fundamental na conscientização de crianças e adolescentes sobre a importancia da vacinação e que, em 2020, por conta da pandemia, crianças e adolescentes não frequentaram a escola, “apresentei um projeto de lei que visa corrigir essa lacuna”. A ideia, conforme o ex-ministro,  “é determinar que o calendário de vacinação contra o HPV, pelo SUS no ano de 2021, aumente o público a ser vacinado, considerando jovens que completarão 15 anos até o dia 21 de dezembro de 2021”.

Para o ex-ministro da saúde, a medida é urgente e necessária para a saúde pública brasileira, já que o Brasil tem tido uma considerável redução da cobertura da vacinação nos últimos anos, apresentando em 2019 os piores dados desde 2013.

Calendário

Em 2014, o Ministério da Saúde incluiu a vacina contra o HPV no Calendário Nacional de Vacinação. Ela é fornecida gratuitamente, pelo SUS, a meninas e meninos de 9 a 14 anos. O objetivo da vacinação contra HPV é prevenir os cânceres de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus, boca e orofaringe refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.

Lorena Vale

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro mente ao dizer que nada pode fazer se salário mínimo está baixo

Em mais um desatino mostrando que nada entende de economia, o presidente da República, Jai…