Home Portal Notícias Coronavirus Mundo se aproxima de 1 milhão de mortes pela covid-19; Manaus retoma restrições

Mundo se aproxima de 1 milhão de mortes pela covid-19; Manaus retoma restrições

4 min read
0

O mundo chegou neste domingo (27) à beira de 1 milhão de mortes causadas pela pandemia de coronavírus, conforme registros da universidade John Hopkins, referência no monitoramento global dos casos de covid-19.

Segundo o levantamento internacional, até o momento, são 995.608 vítimas fatais da doença. O país que mais contribui com a marca é os Estados Unidos, com 204.724 mortes registradas.
O Brasil, segundo colocado na lista, chegou a 141.741 óbitos, de acordo com dados divulgados também neste domingo pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O terceiro país com mais mortes contabilizadas é a Índia, com 94.503.

Ainda conforme a divulgação das secretarias de Saúde dos estados brasileiros, os casos confirmados em território nacional agora somam 4.732.309.

Manaus dá passo atrás

Em resposta a uma nova onda de casos nos últimos dias, o governo do Amazonas decretou o fechamento de bares e balneários em Manaus. As autoridades locais também decidiram proibir festas e reuniões por 30 dias, além de restringir o horário de funcionamento em restaurantes e shoppings.
O recuo vem dias depois de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) sugerirem que a capital amazonense estaria perto de uma “imunidade coletiva” – ou seja, a contaminação de grande parte da população dificultaria a propagação do vírus.

Na última semana (do dia 20 a 26), conforme o Conass, o estado do Amazonas contabilizou 4.569 novos casos de covid e 66 mortes em decorrência da doença.

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Por Brasil de Fato

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro mente ao dizer que nada pode fazer se salário mínimo está baixo

Em mais um desatino mostrando que nada entende de economia, o presidente da República, Jai…