Home Portal Notícias Outras notícias Comitiva de parlamentares visita hoje e amanhã áreas queimadas no Pantanal

Comitiva de parlamentares visita hoje e amanhã áreas queimadas no Pantanal

5 min read
0

Um grupo de parlamentares da Câmara dos Deputados visita hoje e amanhã (20), localidades atingidas pelos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense. A comitiva, coordenada pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), irá se reunir com entidades, bombeiros e gestores da região em busca de soluções para a grave emergência ambiental.

“O Mato Grosso passa por um grave estado de alerta, calamidade e destruição em decorrência dos sucessivos incêndios e queimadas. Governo é omisso e não mobiliza forças para auxiliar no combate ao fogo. Por isso, o meu mandato está à frente de algumas ações de combate”, argumentou a deputada.

Ela explicou ainda que nessa diligência, a comitiva de parlamentares poderá observar a situação do bioma, ouvir os moradores e as comunidades locais para colher subsídios que embasarão o relatório técnico da comissão. “Nosso objetivo é cobrar do poder executivo ação imediata no combate ao fogo, mas também propor o aprimoramento da legislação ambiental referente ao Pantanal”, completou.

Foto: Benildes Rodrigues

 

Além da deputada Rosa Neide, compõem a comitiva o presidente da Frente Parlamentar Ambientalista, deputado Rodrigo Agostinho; e os deputados, Nilto Tatto (PT-SP), Paulo Teixeira (PT-SP), Professor Israel Batista (PV-DF) e Dr. Leonardo (Solidariedade-MT).

A situação na região é extremamente grave. O fogo já consumiu cerca de 2,3 milhões de hectares do Pantanal e as chamas continuam fora de controle. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Mato Grosso já registrou, este ano, em seus três biomas: Amazônia, Cerrado e Pantanal mais de 32 mil focos de calor – é o maior número em 10 anos – e 36% a mais que em 2019.

Foto: Benildes Rodrigues

Confira abaixo a programação da Diligência in loco no Pantanal:

Sábado, 19 de setembro de 2020

8h30 -Visita ao Posto Fiscal e espaço de acolhimento dos animais, no início da estrada parque Transpantaneira.

10h30 – Chegada ao Hotel Mato Grosso Pixaim. Reunião com representantes de proprietários de fazendas e pousadas.

14h – Sobrevoo pelas regiões afetadas pelas queimadas.

15h30 – Chegada a Porto Cercado (Sesc Pantanal).

16h – Reunião com as equipes de brigadistas que estão atuando no combate às chamas.

18h – Retorno para Cuiabá. Comitiva de senadores.

Domingo, 20 de setembro de 2020

9h – Reunião dos deputados (as), na cidade de Poconé, com lideranças locais de trabalhadores rurais e urbanos, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.

11h – Deslocamento para Cuiabá.

14h às 15h30 – Recepção de estudos, documentos e projetos de pesquisas: Observa MT, Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Programa Humedales Sin Fronteiras e Projeto PELD-Pantanal.

16h – Encerramento da diligência e retorno.

 

Da Redação do PT na Câmara

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi Hoffmann e Enio Verri apresentam projeto que torna obrigatória vacinação contra a Covid-19

A presidenta nacional do PT e deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) e o líder do partido n…