Home Portal Notícias Coronavirus Projeto de Zeca Dirceu altera regras para municípios terem acesso a financiamentos externos

Projeto de Zeca Dirceu altera regras para municípios terem acesso a financiamentos externos

4 min read
0

O projeto de lei complementar (PLP 105/11), proposto pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), altera os critérios para autorização de contratação de operações de crédito externo para municípios, que atualmente utiliza apenas o número de habitantes como regra para concessão, está pronto para ser votada no Plenário da Câmara dos Deputados.

Atualmente, apenas os municípios com população superior a 100 mil habitantes têm acesso a empréstimos internacionais, o que prejudica municípios menores a conseguir crédito para obras, investimentos e melhorias. A proposta foi aprovada por todas as comissões da Casa legislativa.

Segundo Zeca Dirceu, o critério populacional vai contra o tratamento isonômico dos entes federados. “O objetivo do projeto é eliminar a discriminação a que são submetidos os municípios de menor população. A norma atual é absurda. Os critérios devem ser a situação financeira do município, estar com documentos em dia, ter um bom projeto, estar com a capacidade de pagamento e de endividamento e jamais apenas o número de habitantes”, avaliou.

100 mil habitantes

A resolução em vigor hoje é a 294/06, que autoriza o acesso a crédito externo aos municípios com população superior a 100 mil habitantes, com base em informações atualizadas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerada a margem de tolerância de 10% sobre a população divulgada.

O vereador Ademir Oliveira, do município de Ampére, cidade do sudoeste do Paraná, que possui atualmente cerca de 19 mil habitantes, afirma que o projeto vai beneficiar muito os municípios pequenos. “Acredito que caso seja aprovado, o projeto vai ajudar muito os municípios que têm pouca arrecadação, principalmente para investimentos nas áreas de saúde e educação”, salientou o vereador.

Tramitação

O projeto do deputado Zeca Dirceu foi aprovado nas Comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Agora segue para votação no plenário da Câmara e, caso aprovado, segue para apreciação no Senado Federal.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Contrariando Bolsonaro, ministro da Saúde nega guerra química e recomenda isolamento

Ministro Marcelo Queiroga evita entrar em conflito com Bolsonaro na questão da cloroquina,…