Home Portal Notícias Proteção social dos trabalhadores de aplicativos será tema de webinar do Núcleo do Trabalho do PT

Proteção social dos trabalhadores de aplicativos será tema de webinar do Núcleo do Trabalho do PT

4 min read
0

As paralisações nacionais dos entregadores, em plena pandemia, evidenciaram para o Brasil as condições precárias de trabalho para quem tira o ganha-pão com serviços realizados por meio de plataformas digitais, como Uber, Uber Eats, Ifood, Google, Rappi, Glovo, Deliveroo, entre outras. A partir daí, explodiram o número de propostas legislativas para regular o setor. Atualmente, tramitam cerca de 70 no Congresso Nacional, a maioria apresentada neste ano.

Entretanto, devido à complexidade do assunto, o Núcleo do Trabalho do PT na Câmara propõe a ampliação do debate. “Símbolo de precarização das relações de trabalho, os entregadores de aplicativo, que antes eram chamados de empreendedores por aqueles que defendem o neoliberalismo, se rebelaram contra a ausência de direitos no exercício da profissão e agora fazem greves e paralisações pressionando as empresas por condições mais justas de trabalho e o poder público pela regulamentação dos seus direitos trabalhistas e sociais. Por isso a importância desse debate promovido pelo Núcleo do Trabalho do PT na Câmara e coordenado pelo deputado Carlos Veras (PT-PE). A bancada do Partido dos Trabalhadores está comprometida com essa luta”, afirma o deputado Rogério Correia (PT-MG), coordenador do Núcleo do PT na Câmara.

“É importante aprofundar o máximo o debate, trazer a sociedade para discussão, ouvir a experiência de outros países e, principalmente, entender o que querem os trabalhadores brasileiros para chegar à proposta mais adequada para eles e para a sociedade. Certamente, essa discussão norteará a regulação de diversas outras profissões advindas da indústria 4.0”, pontua o deputado federal Carlos Veras, que está à frente do evento.

Participam, além de lideranças dos trabalhadores de vários estados brasileiros, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Sinait, do Dieese, do Ministério do Trabalho da Argentina e professores brasileiros e estrangeiros.

O Webinar breque na precarização: a proteção social das trabalhadoras e dos trabalhadores de aplicativo será realizada em dois dias, 27 de agosto e 3 de setembro, com transmissão ao vivo no Facebook do PT na Câmara.

Serviço:

Webinar Breque na precarização: a proteção social das trabalhadoras e dos trabalhadores

Dia 27/8 (quinta-feira), 14h:

Painel: As experiências internacionais, a realidade brasileira e a visão dos trabalhadores

Dia 3/9 (quinta-feira), 14h:

Painel: Garantia de proteção social: as ações administrativas e judiciais, as proposições legislativas e o que querem os trabalhadores

 

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

TCU determina que Ministério da Saúde apresente plano estratégico de combate à pandemia

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou nessa quarta-feira (21), que o Ministério d…