Home Portal Notícias Frei Anastácio é contra MP que inicia privatização da Caixa Econômica Federal

Frei Anastácio é contra MP que inicia privatização da Caixa Econômica Federal

3 min read
0

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) se posicionou contra a privatização da Caixa Econômica Federal (CEF) e apresentou cinco emendas à medida provisória (MP 995/2020), editada por Bolsonaro, que permite privatizar vários serviços do banco.

A MP permite a privatização de subsidiárias da CEF, principalmente, a Caixa Seguridade, que é o quarto maior grupo segurador do País e a Caixa Cartões, que opera meios de pagamentos.

“Nós, da bancada do PT, não iremos nos calar diante dessa destruição de bens públicos pelo presidente Jair Bolsonaro. A nossa bancada está tomando todas as medidas legais para barrar essa destruição do patrimônio nacional. Uma pesquisa mostrou que mais de 60% da população é contra a privatização da Caixa Econômica Federal”, disse o deputado.

Proteção ao patrimônio público

Todas as emendas apresentadas por Frei Anastácio visam a preservação da Caixa e suas subsidiárias. “Se é necessário que, para ser competitiva no mercado de serviços bancários e financeiros, a Caixa e suas subsidiárias passem por processos de reorganização e adquiram participações em empresas privadas, essa necessidade não pode servir de pretexto para que o banco e suas subsidiárias sejam privatizados, ou objeto de “desinvestimento” em operações lesivas ao seu patrimônio e sem a transparência necessária”, argumentou.

De acordo com o parlamentar, a MP 995 tem como objetivo a fragilização da Caixa e de suas subsidiárias, mediante seu desmembramento, para facilitar a privatização.

Frei Anastácio lembra ainda que “a criação de empresas subsidiárias, a partir de desmembramento da empresa-mãe, para fins de privatização, configura desvio de finalidade e não pode ocorrer sem a autorização expressa do Congresso”, finalizou.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Campanha Nacional Fora Bolsonaro convoca novo ato para dia 19

No próximo dia 19 de junho,  sábado, a Campanha Nacional Fora Bolsonaro realiza nova manif…