Home Portal Notícias José Guimarães apresenta projeto para barrar criação de Centro de Inteligência Nacional da Abin

José Guimarães apresenta projeto para barrar criação de Centro de Inteligência Nacional da Abin

2 min read
1

O líder da Minoria da Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), apresentou projeto de decreto legislativo (PDL 353/2020), nessa quarta-feira (5), com o objetivo de sustar os efeitos do decreto presidencial que cria o Centro de Inteligência Nacional (CIN) na estrutura da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O órgão criado pelo governo vem sendo comparado ao extinto Serviço Nacional de Informações (SNI), polícia política da ditadura militar de espionagem e perseguição. O ato de criação do CIN acontece poucos meses após a reunião ministerial de 22 de abril, quando o presidente Jair Bolsonaro reclamou da falta de informações dos serviços de investigações.

Antifascismo

Mais recentemente, também veio à tona que o Ministério da Justiça colocou em prática uma ação sigilosa de investigação sobre um grupo de 579 servidores federais e estaduais de segurança identificados como integrantes do “movimento antifascismo” e três professores universitários.

“Considerando as atuais circunstâncias, há espaço para o desvio de finalidade das atividades de inteligência para a perseguição política. O estado policial não pode ser tolerado pela sociedade e pelas instituições democráticas”, defende Guimarães.

O PDL do petista cita, entre outros retrocessos do decreto presidencial, o aumento do número de cargos comissionados e a permissão para instrução e capacitação de pessoas não selecionadas por concurso público.

Saiba mais sobre o PDL 353/2020: https://bit.ly/3fuyRA8

Assessoria de Comunicação

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Conama: Petistas recorrem à Justiça para impedir flexibilização de normas ambientais

O líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara, deputado Enio Verri (PT-PR), a …