Home Portal Notícias Coronavirus Entidades da saúde lançam nesta terça o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19

Entidades da saúde lançam nesta terça o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19

5 min read
0

A Comissão Externa de Enfrentamento a Pandemia da Covid-19 da Câmara promove nesta terça-feira (4), às 11h, audiência pública para o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e de entidades científicas de saúde e bioética, que compõem a Frente pela Vida. O requerimento que viabilizou o evento é de autoria do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ). A reunião será transmitida pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, a construção do Plano foi motivada pela “necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus, diante da inoperância por parte do governo federal”. A expectativa é a de que a ação contribua para a “superação da pandemia que, na história recente, já se constitui como o mais grave desafio à saúde coletiva em todo o mundo”.

Além de uma análise criteriosa sobre o panorama da pandemia no Brasil, o Plano de Enfrentamento a Covid-19 apresenta setenta recomendações elaboradas por pesquisadores e profissionais da saúde, com embasamento científico e detalhamento técnico, dirigidas às autoridades políticas e sanitárias, aos gestores do SUS e à sociedade em geral.

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

“Especialistas e trabalhadores da saúde, a sociedade civil e o Congresso Nacional, resolveram se unir para evitar a marcha genocida de Bolsonaro. O Brasil caminha para ter 3 milhões de casos confirmados e 100 mil mortos pela Covid-19. Não dá para esperar mais, Bolsonaro tem que ser barrado e precisamos implementar o Plano de Enfrentamento a Covid”, destaca Alexandre Padilha.

Foram convidados para participar da audiência pública representantes das entidades que participaram da formulação do Plano. Entre eles, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva; o vice-presidente da Abrasco e compilador de contribuições ao documento, Naomar de Almeida Filho; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Francisca Valda da Silva; o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos; e o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sergio Cimerman.

Também vão participar do evento o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; e o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Manoel Barral Netto.

“No Congresso Nacional teremos um espaço importante para dialogarmos com os parlamentares e buscarmos a efetividade deste plano nacional. Não é possível continuarmos tolerando mortes. Vidas podem ser preservadas e não podemos ficar assistindo essa situação sem uma ação efetiva do Governo Federal”, afirma o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

 

Héber Carvalho com informações do Conselho Nacional de Saúde

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

 Rogério Correia propõe apresentação obrigatória da carteira de vacinação para concorrer à eleição

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) apresentou o projeto de lei (PL 5651/2020) que …