Home Portal Notícias Coronavirus Entidades da saúde lançam nesta terça o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19

Entidades da saúde lançam nesta terça o Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia da Covid-19

5 min read
0

A Comissão Externa de Enfrentamento a Pandemia da Covid-19 da Câmara promove nesta terça-feira (4), às 11h, audiência pública para o lançamento do Plano Nacional de Enfrentamento à Pandemia. A ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e de entidades científicas de saúde e bioética, que compõem a Frente pela Vida. O requerimento que viabilizou o evento é de autoria do deputado Alexandre Padilha (PT-SP) e da deputada Jandira Feghali (PC do B-RJ). A reunião será transmitida pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Segundo informações do Conselho Nacional de Saúde, a construção do Plano foi motivada pela “necessidade imediata de mudanças na resposta à pandemia do novo coronavírus, diante da inoperância por parte do governo federal”. A expectativa é a de que a ação contribua para a “superação da pandemia que, na história recente, já se constitui como o mais grave desafio à saúde coletiva em todo o mundo”.

Além de uma análise criteriosa sobre o panorama da pandemia no Brasil, o Plano de Enfrentamento a Covid-19 apresenta setenta recomendações elaboradas por pesquisadores e profissionais da saúde, com embasamento científico e detalhamento técnico, dirigidas às autoridades políticas e sanitárias, aos gestores do SUS e à sociedade em geral.

Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

“Especialistas e trabalhadores da saúde, a sociedade civil e o Congresso Nacional, resolveram se unir para evitar a marcha genocida de Bolsonaro. O Brasil caminha para ter 3 milhões de casos confirmados e 100 mil mortos pela Covid-19. Não dá para esperar mais, Bolsonaro tem que ser barrado e precisamos implementar o Plano de Enfrentamento a Covid”, destaca Alexandre Padilha.

Foram convidados para participar da audiência pública representantes das entidades que participaram da formulação do Plano. Entre eles, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo e Silva; o vice-presidente da Abrasco e compilador de contribuições ao documento, Naomar de Almeida Filho; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Francisca Valda da Silva; o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Ronald Ferreira dos Santos; e o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Sergio Cimerman.

Também vão participar do evento o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula; o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto; e o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, Manoel Barral Netto.

“No Congresso Nacional teremos um espaço importante para dialogarmos com os parlamentares e buscarmos a efetividade deste plano nacional. Não é possível continuarmos tolerando mortes. Vidas podem ser preservadas e não podemos ficar assistindo essa situação sem uma ação efetiva do Governo Federal”, afirma o presidente do CNS, Fernando Pigatto.

 

Héber Carvalho com informações do Conselho Nacional de Saúde

 

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova MPs que liberam recursos para combate à Covid-19 e para socorro às empresas

Os deputados aprovaram nesta terça-feira (29) duas medidas provisórias que tratam da liber…