Home Portal Notícias Coronavirus Pandemia: Bohn Gass denuncia sabotagem e prejuízo à vida provocados por Bolsonaro

Pandemia: Bohn Gass denuncia sabotagem e prejuízo à vida provocados por Bolsonaro

5 min read
0

Em discurso na sessão virtual da Câmara dos Deputados, nessa quarta-feira (29), o deputado Bohn Gass (PT-RS) afirmou que a ausência de seriedade do presidente Jair Bolsonaro ao lidar com a pandemia do novo coronavírus, a falta de solidariedade com as famílias das vítimas, e o desrespeito às orientações e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), comprovam que Bolsonaro tem dificultado o controle e o combate à doença. “O presidente da República faz sabotagem em relação às orientações para evitarmos mortes. É inaceitável”, acusou.

“Quero manifestar o nosso repúdio a essa irresponsabilidade do presidente da República, Jair Bolsonaro, à sabotagem que ele está fazendo, permitindo que se amplie o número de mortes, que já chega a 90 mil e, daqui a uns dias, chegará a 100 mil”, alertou Bohn Gass.

O deputado explicou que esse quadro que assombra o Brasil não é só o discurso. “É a prática. Nós estamos com 75 dias sem ministro titular na área da saúde. Há sobra de cloroquina, e faltam, nos hospitais, nos municípios, anestésicos, faltam intensivistas, falta dinheiro para pesquisa, faltam respiradores, falta testagem. Falta absolutamente tudo, e falta responsabilidade por parte do presidente da República”, criticou.

Na opinião do parlamentar gaúcho, esse cenário tenebroso e desolador poderia ter sido evitado, se o mandatário do País fosse um presidente responsável. Segundo o deputado, se houvesse ação conjunta entre União, estados e munícipios “nós poderíamos não só ter evitado tantas mortes como também poderíamos ter evitado tanto desemprego”.

Saúde e economia

De acordo com Bohn Gass, desde o início da pandemia, Bolsonaro usou o falso debate sobre se se deveria olhar a saúde ou a economia. “Este é um falso debate para justificar o fracasso econômico da política do Guedes que leva à pandemia, ao desemprego e à quebradeira na economia. É exatamente o que ele provoca porque as suas políticas não atendem quem gera mais emprego”, explicou.

O deputado citou as ações dos partidos de oposição na Câmara dos Deputados para alocar recursos para as micro e pequenas empresas dos municípios. Segundo o parlamentar gaúcho foram mais de 100 dias, e o presidente não havia tomado nenhuma iniciativa para ajudar as microempresas dos municípios.

“Para os banqueiros, para os grandes, resolveu-se de cara, até porque eles fazem o serviço para os grandes. Mas para a população, para os municípios, para chegarem de forma desburocratizada, para quem está lá sustentando emprego e as nossas comunidades, os recursos não chegam”, reclamou.
Ao finalizar o pronunciamento, o deputado Bohn Gass avaliou que, infelizmente, o que se vislumbra no horizonte brasileiro são mais mortes provocadas pela Covid e uma economia com recuperação tardia. “Esta é a denúncia que nós precisamos fazer sobre a sabotagem e o prejuízo para a vida e para a economia que o presidente irresponsável Jair Bolsonaro está fazendo”, reafirmou Bohn Gass.

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Trabalhadores perdem renda e endividamento da população bate recorde no governo Bolsonaro

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Co…