Home Portal Notícias Pedro Uczai é um dos articuladores da Jornada Catarinense de Agroecologia

Pedro Uczai é um dos articuladores da Jornada Catarinense de Agroecologia

5 min read
0

O deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), juntamente com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está promovendo a Jornada Catarinense de Agroecologia, que ocorrerá na primeira quinzena de agosto. Nessa quarta-feira (22) a proposta foi apresentada em reunião virtual com a participação de representantes de 20 entidades ligadas a agroecologia. No encontro foi ressaltada a importância de trabalhar este tema nos diferentes espaços a fim de conscientizar os agricultores e os consumidores sobre a necessidade de alternativas de produção de alimentos mais saudáveis, combinado com estratégias de preservação ambiental.

O deputado Pedro Uczai acompanhou a reunião e ressaltou a importância das lideranças terem socializado as experiências sobre a produção agroecológica que vivenciam nas entidades que tem atuação. “Todos estão convidados para, em cooperação e não competição, partilhar e participar da Jornada de Agroecologia, como da articulação dessa luta tão importante e necessária. Peço que vocês utilizem as redes sociais como ferramenta para propor ideias que possam ser aderidas na Jornada, pois essa é uma construção coletiva”, salientou Uczai.

A Jornada Catarinense da Agroecologia surgiu do engajamento do mandato do deputado Pedro Uczai em unir esforços, junto à comunidade, para debater e repensar o atual modelo de produção agrícola brasileiro/catarinense, que atualmente, baseia-se em “produtividade, eficiência e lucro”, desconsiderando as questões que envolvem a proteção e preservação do nosso meio ambiente, bem como o trabalho do agricultor, agricultora e a saúde das pessoas. Neste ano, Pedro Uczai aportou uma emenda parlamentar no valor R$ 200 mil para a UFSC realizar atividades que estimulem a produção agroecológica em Santa Catarina.

Lançamento

O lançamento público da Jornada Catarinense de Agroecologia ocorreu logo após a reunião virtual em forma de live, na FanPage do Facebook e no canal do You Tube do deputado Pedro Uczai, com a participação lideranças das entidades envolvidas na organização do evento.

Denominada “Jornada Catarinense de Agroecologia: Políticas, Ações e Movimentos”, a atividade será realizada na primeira quinzena de agosto, entre os dias 10 e 14, com duas palestras/oficinas diárias. Durante cinco dias, sempre às 9 horas e às 14 horas, as palestras serão transmitidas em tempo real nas redes sociais. Toda a programação é gratuita e aberta à população.

O deputado Pedro Uczai foi o sub-relator na Comissão Especial da Câmara dos Deputados do Projeto de Lei 6670/16, que busca instituir a Política Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos, o Pnara. O PL aguarda votação em plenário, porém encontra a forte resistência da bancada ruralista que faz uma grande pressão pela liberação excessiva do uso de agrotóxicos nas plantações agrícolas.

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…