Home Portal Notícias Bancada do PT dá adeus a José Mentor, defensor da democracia e das causas sociais

Bancada do PT dá adeus a José Mentor, defensor da democracia e das causas sociais

7 min read
0

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara manifestaram hoje (25), pelas redes sociais,  profunda dor e pesar pelo falecimento do ex-deputado José Mentor, ocorrido neste sábado,  em São Paulo, depois de longa luta contra a Covid-19.

Advogado, 71 anos, Mentor  teve uma vida dedicada à democracia, à liberdade, às causas sociais e a um Brasil desenvolvido, justo e soberano, lembraram deputadas e deputados petistas.

Na Câmara dos Deputados, com quatro mandatos, entre 2003 e 2019, teve papel de destaque em comissões temáticas como a de Constituição e Justiça, CPIs e na defesa dos projetos dos governos Lula e Dilma.

A presidenta nacional  do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), expressou sua dor pelo Twitter e, em nota oficial, escreveu que Mentor “ dedicou toda sua vida pública e profissional à defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”. Ela lembrou que Mentor foi “um parlamentar atuante e combativo ao longo de quase 30 anos na Câmara de Vereadores de São Paulo, na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília”.

Visão estratégica

O líder do partido na Câmara dos Deputados, Enio Verri (PR), afirmou que agora “o fazer político fica menos elaborado e mais curto e estreito de visão estratégica”, com o passamento de Mentor.

O líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), por sua vez, assinalou que o partido e toda a esquerda perderam um “companheiro, um amigo de todos os momentos da vida parlamentar”, lembrando que Mentor, na Bancada do PT, foi “sempre leal e solidário com as nossas ações”.

O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), frisou que o legado de Mentor “será sempre referência para o PT e para o Brasil”,  recordando que ambos compartilharam “muitas lutas e desafios” em Brasília e São Paulo. “Sua história foi marcada por vitórias em defesa do povo brasileiro”, completou o parlamentar.

Causas sociais

A deputada Margarida Salomão (MG) lamentou “mais uma perda, em tempo de tantas perdas”, enquanto  Paulo Teixeira (SP) enfatizou que José Mentor  “foi um grande lutador (…) contra a ditadura”, foi fundador do PT e “como advogado teve enorme compromisso  com os movimentos sociais. Lutou por um Brasil justo e fraterno”.

 Alencar Santana Braga (SP)  assinalou que o ex-deputado  era um “camarada bom de conversa, alegre e muito leal” e que com sua competência jurídica auxiliou em várias causas das camadas mais pobres da população.

Maria do Rosário (RS) tuitou: “Descanse em paz, companheiro José Mentor. Seu legado de lutas será nossa lembrança mais valiosa”.

Nilto Tatto (SP) recordou a convivência com Mentor na Câmara e observou que o colega e companheiro era um ”amigo leal, pessoal educada e amável! Político comprometido com a democracia e a luta do povo brasileiro”.

Companheiro leal

Reginaldo Lopes (MG) afirmou que Mentor foi “um lutador, guerreiro e um grande amigo”, “ um grande ser humano, um líder habilidoso , inteligente e de um humor ímpar que jamais conheci na vida política brasileira”.

O deputado Rui Falcão (SP)  escreveu no Twitter: “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento de mais um grande companheiro de luta”, e expressou solidariedade aos familiares e amigos de Mentor.

Vicentinho (SP) manifestou também profunda tristeza e José Airton Cirilo (CE) escreveu: “José Mentor foi um irmão de luta, companheiro solidário e um grande parlamentar, sempre atuante na defesa do povo trabalhador”.

Vander Loubet (MS) qualificou este sábado como “ um dia triste” para a bancada do PT na Câmara. “Perdemos nosso companheiro e ex-colega de Parlamento José Mentor. Uma grande figura, um militante aguerrido e batalhador. Mais uma vítima da pandemia de Covid-19”.

Entre outros parlamentares, também manifestaram condolências à famílias e amigos de Mentor. Afonso Florence (BA), Benedita da Silva (RJ), Heldér Salomão (ES), Henrique Fontana (RS), João Daniel (SE),  Nelson Pellegrino (BA- licenciado),  Professora  Rosa Neide (MT), Rogério Correia (MG),Valmir Assunção (BA), Zé Carlos (MA), Zeca Dirceu (PR).

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT denuncia Bolsonaro por usar recursos públicos para fazer ato político no Rio e anuncia ação no TCU

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), informou hoje (23) que a bancada vai proto…