Home Portal Notícias Bancada do PT dá adeus a José Mentor, defensor da democracia e das causas sociais

Bancada do PT dá adeus a José Mentor, defensor da democracia e das causas sociais

7 min read
0

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara manifestaram hoje (25), pelas redes sociais,  profunda dor e pesar pelo falecimento do ex-deputado José Mentor, ocorrido neste sábado,  em São Paulo, depois de longa luta contra a Covid-19.

Advogado, 71 anos, Mentor  teve uma vida dedicada à democracia, à liberdade, às causas sociais e a um Brasil desenvolvido, justo e soberano, lembraram deputadas e deputados petistas.

Na Câmara dos Deputados, com quatro mandatos, entre 2003 e 2019, teve papel de destaque em comissões temáticas como a de Constituição e Justiça, CPIs e na defesa dos projetos dos governos Lula e Dilma.

A presidenta nacional  do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), expressou sua dor pelo Twitter e, em nota oficial, escreveu que Mentor “ dedicou toda sua vida pública e profissional à defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo brasileiro”. Ela lembrou que Mentor foi “um parlamentar atuante e combativo ao longo de quase 30 anos na Câmara de Vereadores de São Paulo, na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília”.

Visão estratégica

O líder do partido na Câmara dos Deputados, Enio Verri (PR), afirmou que agora “o fazer político fica menos elaborado e mais curto e estreito de visão estratégica”, com o passamento de Mentor.

O líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), por sua vez, assinalou que o partido e toda a esquerda perderam um “companheiro, um amigo de todos os momentos da vida parlamentar”, lembrando que Mentor, na Bancada do PT, foi “sempre leal e solidário com as nossas ações”.

O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), frisou que o legado de Mentor “será sempre referência para o PT e para o Brasil”,  recordando que ambos compartilharam “muitas lutas e desafios” em Brasília e São Paulo. “Sua história foi marcada por vitórias em defesa do povo brasileiro”, completou o parlamentar.

Causas sociais

A deputada Margarida Salomão (MG) lamentou “mais uma perda, em tempo de tantas perdas”, enquanto  Paulo Teixeira (SP) enfatizou que José Mentor  “foi um grande lutador (…) contra a ditadura”, foi fundador do PT e “como advogado teve enorme compromisso  com os movimentos sociais. Lutou por um Brasil justo e fraterno”.

 Alencar Santana Braga (SP)  assinalou que o ex-deputado  era um “camarada bom de conversa, alegre e muito leal” e que com sua competência jurídica auxiliou em várias causas das camadas mais pobres da população.

Maria do Rosário (RS) tuitou: “Descanse em paz, companheiro José Mentor. Seu legado de lutas será nossa lembrança mais valiosa”.

Nilto Tatto (SP) recordou a convivência com Mentor na Câmara e observou que o colega e companheiro era um ”amigo leal, pessoal educada e amável! Político comprometido com a democracia e a luta do povo brasileiro”.

Companheiro leal

Reginaldo Lopes (MG) afirmou que Mentor foi “um lutador, guerreiro e um grande amigo”, “ um grande ser humano, um líder habilidoso , inteligente e de um humor ímpar que jamais conheci na vida política brasileira”.

O deputado Rui Falcão (SP)  escreveu no Twitter: “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento de mais um grande companheiro de luta”, e expressou solidariedade aos familiares e amigos de Mentor.

Vicentinho (SP) manifestou também profunda tristeza e José Airton Cirilo (CE) escreveu: “José Mentor foi um irmão de luta, companheiro solidário e um grande parlamentar, sempre atuante na defesa do povo trabalhador”.

Vander Loubet (MS) qualificou este sábado como “ um dia triste” para a bancada do PT na Câmara. “Perdemos nosso companheiro e ex-colega de Parlamento José Mentor. Uma grande figura, um militante aguerrido e batalhador. Mais uma vítima da pandemia de Covid-19”.

Entre outros parlamentares, também manifestaram condolências à famílias e amigos de Mentor. Afonso Florence (BA), Benedita da Silva (RJ), Heldér Salomão (ES), Henrique Fontana (RS), João Daniel (SE),  Nelson Pellegrino (BA- licenciado),  Professora  Rosa Neide (MT), Rogério Correia (MG),Valmir Assunção (BA), Zé Carlos (MA), Zeca Dirceu (PR).

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

‘Operação Abafa’ impede esclarecimentos sobre a produção de cloroquina pelo Exército, denuncia Rogério Correia

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) denunciou nesta terça-feira (28) que está em cu…