Home Portal Notícias Manchetes Bolsonaro está vendendo Petrobras aos pedaços, denuncia Zarattini

Bolsonaro está vendendo Petrobras aos pedaços, denuncia Zarattini

5 min read
0

Em vídeo publicado nas redes sociais, o líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), denunciou a privatização da Petrobras pelo governo de Jair Bolsonaro. Segundo ele, a empresa está sendo desmontada e vendida aos pedaços. “Dia após dia, a Petrobras está vendendo ativos e reduzindo sua capacidade de gestão produtiva, geração de caixa e controle da cadeia produtiva do sistema. Esse desmonte é perigoso porque pode colocar o Brasil refém de empresas multinacionais no setor”.

Zarattini alertou ainda que a venda da Petrobras coloca em risco a soberania do País. “Nós vamos continuar batalhando para impedir o fim dessa grande empresa que alavancou o desenvolvimento brasileiro. Bolsonaro está vendendo uma das nossas maiores riquezas para as multinacionais do petróleo”, afirmou.

Em Santos, um dos símbolos da exploração do pré-sal, o prédio do Valongo está em fase de desativação com a transferência de 937 funcionários da empresa para o Rio de Janeiro. Com a decisão, toda a retaguarda para a exploração na Bacia de Santos, no litoral de São Paulo, poderá ser encerrada.

Além do fechamento de milhares de vagas de empregos diretas e indiretas, o município poderá sofrer impactos financeiros como queda de arrecadação e deterioração da economia local que gira em torno da Petrobras e do edifício.

Venda

A Petrobras já colocou à venda oito refinarias de petróleo que representam 1,1 milhão de barris/dia de petróleo. No setor de pessoal, a transferência de funcionários para o Rio e frequentes demissões de terceirizados demonstram que o desmonte da empresa segue a passos rápidos.

Além disso, a BR Distribuidora, que todo mundo conhece, é a maior rede com 30% do mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes em todo o País, foi vendida. Com a venda de ativos, a Petrobras deixou de ser maior acionista da empresa que tem mais de oito mil postos. E toda essa política de desmonte impacta diretamente o bolso do consumidor que ficará refém da flutuação do preço da gasolina no mercado internacional.

Para o líder Zarattini, o governo de Bolsonaro tem se aliado aos grandes empresários para destruir todos os direitos conquistados pelos brasileiros durante anos. “Só se preocupa em retirar direitos do povo, direitos trabalhistas, acabar com sindicatos, acabar com a Previdência Social. Na verdade, ele quer acabar com o SUS, o Sistema Único de Saúde, e com o direito ao ensino gratuito”, disse. Para o deputado é fundamental que todos os brasileiros se unam para tirar Bolsonaro da cadeira de chefe Estado.

Assista:

Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Frei Anastácio destaca os 14 anos da Lei Maria da Penha

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) disse que é difícil imaginar como seria o Brasil…