Home Portal Notícias Mulheres fazem manifestação em frente ao TSE e ao Congresso Nacional pelo fim do (des)governo Bolsonaro

Mulheres fazem manifestação em frente ao TSE e ao Congresso Nacional pelo fim do (des)governo Bolsonaro

5 min read
0

Sob os gritos de “Fora Bolsonaro, Bolsonaro Fora, Fora Bolsonaro já chegou a sua hora”, o movimento “Mulheres Derrubam Bolsonaro” realizou atos em frente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Congresso Nacional, na tarde desta quinta-feira (2), pelo fim do (des)governo Bolsonaro. As deputadas da Bancada do PT na Câmara Natália Bonavides (RN) e Erika Kokay (DF) participaram da manifestação.

Ao som da batida de um surdo, as mulheres fizeram 1 minuto de silêncio em memória dos mais de 60 mil brasileiros mortos pelo novo coronavírus. As participantes também leram o “Manifesto das Mulheres Brasileiras”, pelo fim do atual governo, assinado por mais de 40 mil mulheres, contando com o apoio de 150 organizações da sociedade civil.

“O necrogoverno de Bolsonaro já contabiliza mais de 60.800 mortes, dificulta o acesso aos auxílios emergenciais que aprovamos e amplia ainda mais a pobreza e o sofrimento do povo brasileiro – sobretudo das mulheres negras e pobres, trabalhadoras domésticas e informais que estão na ponta realizando serviços essenciais e que têm sido as mais atingidas por esta crise”, denunciou a deputada Natália Bonavides.

Para a deputada Erika Kokay, quando as mulheres se colocam em movimento é como uma onda que vai estabelecendo e difundindo movimentos por toda a sociedade para a construção de um País onde as mulheres não tenham que conviver com a fome, com o arbítrio, com as ameaças à democracia, às liberdades e aos direitos.

“Por isso nós, mulheres, que estivemos em frente ao TSE e em frente ao Congresso Nacional dizendo que as instituições desse País têm que clamar e se movimentar como as mulheres se movimentam, para poder libertar o País do arbítrio, da desesperança, do ódio e das mentiras. O TSE e o Congresso têm funções fundamentais e nós, mulheres, estamos aqui para dizer: “Ele não, Ele não, Mulheres Derrubam Bolsonaro”, declarou a parlamentar.

Manifesto

Na manhã desta quinta-feira, mulheres de vários movimentos sociais protocolaram na Câmara dos Deputados, no TSE e na PGR, o manifesto Mulheres Derrubam Bolsonaro. “Seguiremos tomando todas as providências cabíveis, pois derrubar Bolsonaro é uma das principais medidas sanitárias neste momento”, afirmou Natália Bonavides.

Participaram também dos atos as líderes do PCdoB na Câmara, Perpétua Almeida (AC), e do PSOL, Fernanda Melchiona (RS).

Leia a íntegra do manifesto:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScy4S3ofcagrZ-2tWNSxwR6S4ZDCIqBjxik4H0pb9drYsZ2uA/viewform

Assista o ato das mulheres:

#MULHERESDERRUBAMBOLSONARO

#MulheresDerrubamBolsonaro: Levante entrega Manifesto que reúne mais de 40 mil assinaturas em Brasília

Posted by PT na Câmara on Thursday, July 2, 2020

 

Lorena Vale

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Parlamentares defendem criação de grupo de trabalho para elaborar agenda legislativa contra o racismo e a violência

Vinte e um deputados assinam o requerimento (REQ 2028/2020) em que pedem a criação de grup…