Home Portal Notícias Parlamentares tentam reverter liquidação da Ceitec no RS

Parlamentares tentam reverter liquidação da Ceitec no RS

4 min read
1

Os deputados federais petistas Henrique Fontana (RS) e Elvino Bohn Gass (RS) e o senador Paulo Paim (PT-RS) solicitaram audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Neto, para apresentar novas informações técnicas e pedir a retirada do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec S.A.) do processo de liquidação anunciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Para os parlamentares, abrir mão da empresa representa um grave erro estratégico, pois anuncia a renúncia do governo federal em apoiar a indústria de microeletrônica do País.

Foto: Lula Marques/Arquivo
Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo
Foto: Alessandro Dantas

Os parlamentares lembram que poucos países dispõem desta capacidade, como EUA, China e Coreia do Sul, e que todos eles são apoiados fortemente por seus governos. No pedido de audiência, os deputados sugerem que os argumentos financeiros apresentados sejam mais bem avaliados diante do potencial econômico e tecnológico da Ceitec e reconhecem que é possível, e necessário, uma atualização na governança da empresa para que ela possa cumprir com mais eficiência sua missão. Mas esta medida, ressaltam, em nada dialoga com a proposta de liquidação anunciada pelo governo.

“O Brasil é um grande país e não pode ficar totalmente dependente de fornecedores externos para equipamentos e componentes microeletrônicos”, salienta Henrique Fontana. “A Ceitec é uma empresa estratégica. Analisar sua manutenção apenas do ponto de vista dos custos, é uma visão míope que despreza a opção por uma indústria limpa e de ponta. E os investimentos públicos feitos na empresa? E a mão de obra qualificadíssima que temos aí? Liquidar, definitivamente, não é solução”, reforça Bohn Gass.

Os parlamentares solicitam que possam participar da audiência representantes do setor empresarial da área de microeletrônica, dos trabalhadores, universidades e representantes do governo do estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura de Porto Alegre.

A Ceitec S.A.

A empresa pública foi criada por decreto presidencial em 2008 e atua na área de semicondutores, projetando e produzindo circuitos integrados e tags de identificação por radiofrequência (RFID). Sua fábrica é capaz de fazer dispositivos eletrônicos, ópticos e microfluídicos (envolvendo fluidos em microescala).

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…