Home Portal Notícias Parlamentares do PT e especialistas participam da Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira

Parlamentares do PT e especialistas participam da Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira

9 min read
0

Cinco frentes parlamentares de educação da Câmara dos Deputados realizam, entre os dias 22 e 26 de junho de 2020, a Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira. Os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE) para o progresso da Educação e da Ciência será o tema principal do evento.

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara ligados à Educação, Ciência e Saúde Pedro Uczai (SC), Margarida Salomão (MG), Professora Rosa Neide (MT), Reginaldo Lopes (MG), Maria do Rosário (RS), Alexandre Padilha (SP) e Waldenor Pereira (BA), participarão dos debates.

As atividades serão transmitidas todos os dias, ao vivo, às 9h e às 14h na página do Facebook Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira e também pelo YouTube PT na Câmara. Em pauta, temas como o Financiamento da Educação Pública, Educação Não Presencial, Ciência, Saúde Pública e Covid-19, A Obra de Paulo Freire, A Democracia nas Universidades e Institutos Federais e o Plano Nacional de Educação, que completa seis anos.

O evento é realizado por cinco frentes parlamentares: em Defesa do Plano Nacional de Educação; pela Valorização das Universidades Federais; em Defesa dos Institutos Federais; em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação; e Frente Parlamentar Mista da Educação. A iniciativa tem o apoio do Fórum Nacional Popular de Educação.

Confira a programação:

Segunda-feira, 22 de junho:

9h – Desafios da Ciência e da Educação Pública brasileira em tempos de crise
Participantes: Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados; Professor e deputado Pedro Uczai (em Defesa do Plano Nacional de Educação); deputada Margarida Salomão (pela Valorização das Universidades Federais); deputada Professora Rosa Neide (em Defesa da Escola Pública e em Respeito ao Profissional da Educação); Reginaldo Lopes (em Defesa dos Institutos Federais); Dorinha Rezende (Mista da Educação); Fernanda Melchionna (de Incentivo à Leitura).
Ao vivo:

Desafios da Ciência e da Educação Pública Brasileira em tempos de crise

Desafios da Ciência e da Educação Pública Brasileira em tempos de criseEstamos ao vivo com a Semana da Ciência e da Educação Pública Brasileira, uma iniciativa de seis frentes parlamentares ligadas à educação no Congresso Nacional.Em pauta neste primeiro debate, os desafios da ciência e da educação pública brasileita. Curta, comente e compartilhe a nossa live!

Posted by PT na Câmara on Monday, June 22, 2020

14h – Ciência e o Futuro do Brasil
Participantes: Deputada Federal, Margarida Salomão; Fernanda Sobral, Vice-Presidente da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; e Geovana Mendonça, Presidente da ANPEd Nacional.

Terça-feira, 23 de junho:

9h – Novo FUNDEB e o Financiamento da Educação Básica
Participante: Pedro Uczai, deputado federal; Bacelar, deputado federal; Professora Dorinha, deputada federal; Professora Rosa Neide, deputada federal; e Idilvar Alencar, deputado federal.

14h – Sistema Nacional da Educação, qualidade e Educação não presencial
Participante: Professora Rosa Neide, deputada federal; Carlos Roberto Jamil Cury, professor titular e emérito da Faculdade de Educação da UFMG; Heleno Araújo, presidente da CNTE; Rozana Barroso, presidente da UBES; Edjane Rodrigues Silva, secretária de Políticas Sociais da Contag; e Carlos Abicalil, ex-deputado federal.

Quarta-feira, 24 de junho:

9h – Ciência, Saúde Pública e Covid-19
Participantes: Jean Paul, senador; Fernanda Melchionna, deputada federal; Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde; Pedro Henrique Curi Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas; e Lucia Souto, presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde.

14h – Mercantilização da Educação Pública Brasileira
Participação: Waldenor Pereira, deputado federal; Luiz Carlos de Freitas, professor aposentado da FE-Unicamp; Gilson Reis, coordenador-geral da CONTEE; e Theresa Adrião, professora da Unicamp.

Quinta-feira, 25 de junho

9h – Seis anos do Plano Nacional de Educação e o Governo Bolsonaro
Participantes: Professor Pedro Uczai, Deputado Federal; Fernando Haddad, ex-Ministro da Educação; Daniel Cara, coordenador-geral da campanha Nacional pelo direito à Educação; Luiz Fernandes Dourado, professor titular e emérito da UFG; e Angelo Vanhoni, ex-deputado federal (PR). *Transmissão ao vivo também pelo facebook PT na Câmara.

14h – FIES, Prouni, Proies e Permanência Estudantil
Participantes: Maria do Rosário, deputada federal; Teresa Leitão, deputada estadual; Alice Portugal, deputada federal; César Augusto, coordenador nacional da Fonaprace – UFRRJ; e Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Sexta-feira, 26 de junho

9h – Atualidade da obra de Paulo Freire
Participantes: Glauber Braga, deputado federal; Nita Freire, Educadora; Antônio Fernando Gouvêa, professor Dr. Associado da UFSCAR – campus Sorocaba; Erasto Fortes Mendonça, professor da UNB e conselheiro da ANPAE; e Dimas Brasileiro Veras, membro da Cátedra Paulo Freire da UFPE.

14h – Democracia, Universidades e Institutos Federais
Participantes: Reginaldo Lopes, deputado federal; Danilo Cabral, deputado federal; Jadir José Pela, presidente do Conif – IFES; Carlos Magno Sampaio, coordenação-geral do Sinasefe; Nilton Brandão, presidente do Proifes; e José Maria Castros, coordenação-geral da Fasubra.

Lorena Vale

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT requer a Edson Fachin liminar urgente para suspender despejo de 450 famílias do assentamento Quilombo Campo Grande

A Bancada do PT na Câmara protocolou hoje (14), no Supremo Tribunal Federal, pedido para q…