Home Portal Multimídia Nesta segunda (22), Dilma discute capitalismo de vigilância em aula ao vivo

Nesta segunda (22), Dilma discute capitalismo de vigilância em aula ao vivo

7 min read
0

O Curso de Comunicação Digital da Fundação Perseu Abramo (FPA) começará com chave de ouro. A aula inaugural, sobre capitalismo de vigilância, será com a ex-presidenta Dilma Rousseff, atualmente presidenta de honra do Conselho Curador da FPA.

Dilma Rousseff falará sobre como as redes sociais foram capturadas pelos grandes monopólios privados, representados pelo Facebook e o Google, e como essas empresas atuam para manipular dados e vender informações que têm sido utilizadas nas disputas políticas e, inclusive, servido de arma para o avanço da extrema direita em vários países.

Nesta perspectiva, o escândalo da Cambridge Analytica revelou o funcionamento de uma engrenagem global que alimenta-se do roubo de dados e da quebra da privacidade dos usuários de redes sociais para que, a partir desta informações acumuladas em sistema de big data, possam manipular processos sociais e políticos por meio da ultra segmentação de público para envio de mensagens dirigidas, segundo os hábitos de consumo, crenças e traços de personalidade de cada usuário. Isso se combina com o avanço de mecanismos de vigilância baseados em inteligência artificial, que representam uma ameaça às liberdade individuais e políticas.

Assista à aula aqui:

O curso

Por meio de seu Projeto de Difusão do Conhecimento, a Fundação Perseu Abramo oferece o “Curso de Comunicação Digital: teoria e prática em redes sociais”. O curso é gratuito e aberto a não filiados.

As inscrições estão abertas neste link:http://bit.ly/CursoComunicaçãoDigital-FPA

OBJETIVO E FORMATO

Nosso objetivo é oferecer um espaço de formação e organização de uma rede de ativistas digitais e comunicadores do campo progressista, dispostos a participarem das disputas políticas no âmbito das mídias digitais, combatendo as Fake News e a desinformação que alimentam o fascismo e ameaçam a nossa democracia. É hora de reagirmos!

Além da parte conceitual, teremos um conjunto de oficinas práticas, organizadas em módulos de Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, WhatsApp, YouTube, Google, Formatos, Podcast, Resistência nas Redes, Tagueamento, Monitoramento e Legislação.

QUEM SÃO OS PROFESSORES

Contaremos com a participação de lideranças políticas (Manuela D`Ávila, Natalia Bonavides, Jean Wyllys e Maria do Rosário); professores (Fabio Malini / LABIC UFES; Sérgio Amadeu / Universidade Federal do ABC); especialistas (Beto Vasques / ex-assessor de comunicação do Podemos da Espanha; José Chrispiniano / Assessoria Lula; Sabrina Fernandes / YouTuber do Canal Tese Onze; João Brant / Intervozes; IBPAD – Instituto Brasileiro de Análise de Dados; ) e vários outros comunicadores e profissionais com experiência em diversas plataformas de rede.

ONDE SERÃO AS AULAS:

As aulas serão virtuais por meio da Plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação Perseu Abramo, para que você assista no horário que você puder.  Em caráter complementar, também realizaremos aulas virtuais ao vivo.

As informações de login e senha para acesso a Plataforma de EaD serão enviadas por e-mail aos (às) inscritos (as). Não esqueça de digitar corretamente seu e-mail na hora da inscrição e verificar sua caixa de Spam. O curso também conta com certificação ao final de cada módulo de aprendizado prático.

LANÇAMENTO DOS MÓDULOS:

O primeiro Módulo do Curso será lançado no dia 29 de junho, com um novo módulo novo por semana partir desta data, num total de 13 módulos:

1. Política e guerra digital
2. Fake News, crimes digitais e impactos na democracia
3. História da internet e usuários
4. Facebook
5. Instagram
6. WhatsApp e Telegram
7. Twitter
8. YouTube
9. Conteúdo, mensagem e formato
10. Blogs, Google, Tags, Podcast e Contatos (Leads)
11. Monitoramento e Performance
12. Redes, opressões e políticas afirmativas
13. Legislação

Dominar estas ferramentas de comunicação digital é fundamental na disputa de narrativas para o fortalecimento da democracia e dos direitos sociais.

Inscreva-se e participe!

Vamos vencer o fascismo!

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Líder do PT requer informações de Paulo Guedes sobre cessão de carteira de crédito de R$ 2,9 bi do BB para o BTG Pactual

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), protocolou hoje (15) requerimento de informações…