Home Portal Notícias Torcidas organizadas e movimentos sociais ocupam Esplanada dos Ministérios e defendem impeachment de Bolsonaro

Torcidas organizadas e movimentos sociais ocupam Esplanada dos Ministérios e defendem impeachment de Bolsonaro

5 min read
0

Uma manifestação contra o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro e em defesa da democracia tomou conta hoje (21) da Esplanada dos Ministérios em Brasília. A manifestação  contou com torcidas organizadas de times como o Vasco e o Corinthians, integrantes de movimentos sociais contra o racismo e o fascismo e também parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara. A bandeira principal era o impeachment de Bolsonaro e críticas à irresponsabilidade do capitão-presidente na condução do enfrentamento da pandemia de coronavírus, que já provocou a morte de mais de 50 mil pessoas no País.

Os participantes seguiram em direção ao Congresso Nacional e lá o grupo chamado “Somos Democracia”, formado principalmente por corintianos, dirigiu-se ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ),  por meio de uma carta. Eles esperavam entregá-la em mãos a Maia, mas  diante da recusa do parlamentar, ela acabou sendo lida em voz alta por Danilo Pássaro, um dos líderes do “Somos Democracia”.

Não ao fascismo

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffman (PR), participou da manifestação e comemorou o reforço dos movimentos sociais e das torcidas organizadas aos pedidos de impeachment de Bolsonaro. Com as hashgtags  #Democracia e #ForaBolsonaro,  Gleisi lembrou que os militantes compareceram às ruas para o Brasil retomar a liberdade plena e a democracia. Ela criticou bolsonaristas que também foram à Esplanada, tachando-os de   “fascistas e cúmplices dos crimes de Bolsonaro”.

Também presentes  à manifestação em Brasília, Erika Kokay (PT-DF),  Paulo Pimenta (PT-RS)  e Paulo Teixeira (PT-SP) destacaram a importância da mobilização contra Bolsonaro.  Kokay  criticou os bolsonaristas  por apoiarem a retirada de direitos e atacarem a democracia , enquanto Pimenta observou que as centenas de pessoas na Esplanada dos Ministérios simbolizavam a luta cada dia mais intensa do povo em defesa da democracia. “A resistência é imensa, é a voz do povo Brasileiro!”, escreveu Pimenta no twitter.

Rui Falcão (PT-SP) observou que não só em Brasília mas também em outras capitais houve manifestações em defesa do impeachment. “Povo nas ruas exige saída de Bolsonaro. É urgente afastar o genocida!”, escreveu Falcão, enquanto o líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT-CE), observou: “À medida que o caos vai se tornando insustentável, o povo vai se organizando e se mobilizando pelo #ForaBolsonaro e pelo #impeachment do presidente!”

O líder da Minoria no Congresso, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), assinalou no twitter: “ Todos juntos na luta contra opressão, racismo, fascismo e no #ForaBolsonaro. Ato em Brasília reúne centenas de pessoa. Tá bonito de ver!”

 

Redação PT na Câmara com agências

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

‘Operação Abafa’ impede esclarecimentos sobre a produção de cloroquina pelo Exército, denuncia Rogério Correia

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) denunciou nesta terça-feira (28) que está em cu…