Home Portal Notícias Manchetes MST lança Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular em todo País

MST lança Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular em todo País

7 min read
1

Os deputados do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, Valmir Assunção (PT-BA), João Daniel (PT-SE) e Marcon (PT-RS) destacaram nesta sexta-feira (6), a importância e a simbologia do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Para eles, esse gesto é essencial neste momento de pandemia, em que o governo federal não faz nada em defesa da vida e da dignidade do povo brasileiro.

Foto: Divulgação

As propostas para superar a crise social e econômica foram apresentadas hoje em 21 estados e no Distrito Federal, através das redes sociais do movimento. (ver vídeo no final).

“O plano promovido pelo MST é fundamental para a orientação da agricultura em tempos de Pandemia. Então, incentivar a agricultura camponesa, a preservação ambiental e a produção de alimentos saudáveis, mas sem esquecer o aspecto da solidariedade, é importantíssimo”, destacou Valmir Assunção.

Atualmente, alertou o deputado, já há um sensível aumento do preço dos alimentos, além de perspectivas de desabastecimento de alguns itens. Entre as políticas contidas no plano que garante a segurança alimentar, Assunção destacou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE). “Mas é preciso um crédito específico para as formas agroecológicas de produção, que seja efetivamente democrático e contemple todo o Brasil”, frisou Valmir Assunção.

O deputado João Daniel, coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, lembrou que o MST e a Via Campesina sempre tiveram preocupação com a produção de alimentos, com projetos que preservem a vida e a natureza. O parlamentar conclamou a todos, em especial os setores do campo, para enfrentar o governo genocida de Jair Bolsonaro.

“É preciso enfrentar esse governo reacionário que tem destruído as políticas públicas que foram construídas com muita luta e com o esforço dos governos comprometidos, como foram os governos Lula e Dilma. Portanto, essa ação do MST é muito importante no dia de hoje”, realçou o petista.

Agroecologia

João Daniel destacou a pujança do Brasil na produção de alimento saudável, livre de agrotóxico e o desprezo do governo com esse tema. “Nosso País é exemplo de produção agroecológica, mas não está tendo nem uma política por parte do governo federal que já demonstrou que é totalmente contrário. Ele não acredita nesse modelo”, reclamou.

Foto: Gustavo Bezerra

O parlamentar defende unidade do campo e da cidade para manter o Brasil como modelo na produção agroecológica. “É muito importante levar a luta para essa produção. É importante fazer uma grande aliança da sociedade urbana, os camponeses e as áreas rurais nessa questão”, observou.

Saída

Na opinião do deputado Marcon, essa inciativa do MST revela que o Brasil tem saída. Segundo ele, o plano traz o debate sobre a questão da Reforma Agrária, do fomento à produção e da agricultura familiar, quilombola, indígena.

Foto: Lula Marques

“O MST vem com esse objetivo, mostrar que a crise tem saída. Basta o governo parar de investir nos banqueiros, nas multinacionais, de o presidente da República parar de fazer as pataquadas e colocar recurso onde se produz”, aconselhou.

De acordo com o deputado, o momento exige solidariedade e políticas a fim de apresentar para quem quer produzir alimento para o povo, apesar de todo o descaso do governo Bolsonaro. “O povo precisa comer. E esse governo Bolsonaro vira as costas para o povo, que abandonou os pequenos, a Reforma Agrária, persegue os trabalhadores sem-terra, os quilombolas, os indígenas, o pequeno agricultor”, criticou Marcon.

Veja o ato na íntegra:

#AOVIVO ✊🏾🚩 LANÇAMENTO DO PLANO EMERGENCIAL DE REFORMA AGRÁRIA POPULAR

‼️ Acompanhe AGORA o lançamento do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com Débora Nunes, da direção nacional do MST em Alagoas, Roberto Baggio, da direção nacional do MST no Paraná, mais convidados especiais.📲 COMPARTILHE#TodosPelaReformaAgrária #QuarentenaSemTerra #FiqueEmCasaNãoEmSilêncio

Posted by MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra on Friday, June 5, 2020

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…