Home Portal Notícias Manchetes MST lança Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular em todo País

MST lança Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular em todo País

7 min read
1

Os deputados do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara dos Deputados, Valmir Assunção (PT-BA), João Daniel (PT-SE) e Marcon (PT-RS) destacaram nesta sexta-feira (6), a importância e a simbologia do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular lançado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), neste Dia Mundial do Meio Ambiente. Para eles, esse gesto é essencial neste momento de pandemia, em que o governo federal não faz nada em defesa da vida e da dignidade do povo brasileiro.

Foto: Divulgação

As propostas para superar a crise social e econômica foram apresentadas hoje em 21 estados e no Distrito Federal, através das redes sociais do movimento. (ver vídeo no final).

“O plano promovido pelo MST é fundamental para a orientação da agricultura em tempos de Pandemia. Então, incentivar a agricultura camponesa, a preservação ambiental e a produção de alimentos saudáveis, mas sem esquecer o aspecto da solidariedade, é importantíssimo”, destacou Valmir Assunção.

Atualmente, alertou o deputado, já há um sensível aumento do preço dos alimentos, além de perspectivas de desabastecimento de alguns itens. Entre as políticas contidas no plano que garante a segurança alimentar, Assunção destacou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de alimentação Escolar (PNAE). “Mas é preciso um crédito específico para as formas agroecológicas de produção, que seja efetivamente democrático e contemple todo o Brasil”, frisou Valmir Assunção.

O deputado João Daniel, coordenador do Núcleo Agrário do PT na Câmara, lembrou que o MST e a Via Campesina sempre tiveram preocupação com a produção de alimentos, com projetos que preservem a vida e a natureza. O parlamentar conclamou a todos, em especial os setores do campo, para enfrentar o governo genocida de Jair Bolsonaro.

“É preciso enfrentar esse governo reacionário que tem destruído as políticas públicas que foram construídas com muita luta e com o esforço dos governos comprometidos, como foram os governos Lula e Dilma. Portanto, essa ação do MST é muito importante no dia de hoje”, realçou o petista.

Agroecologia

João Daniel destacou a pujança do Brasil na produção de alimento saudável, livre de agrotóxico e o desprezo do governo com esse tema. “Nosso País é exemplo de produção agroecológica, mas não está tendo nem uma política por parte do governo federal que já demonstrou que é totalmente contrário. Ele não acredita nesse modelo”, reclamou.

Foto: Gustavo Bezerra

O parlamentar defende unidade do campo e da cidade para manter o Brasil como modelo na produção agroecológica. “É muito importante levar a luta para essa produção. É importante fazer uma grande aliança da sociedade urbana, os camponeses e as áreas rurais nessa questão”, observou.

Saída

Na opinião do deputado Marcon, essa inciativa do MST revela que o Brasil tem saída. Segundo ele, o plano traz o debate sobre a questão da Reforma Agrária, do fomento à produção e da agricultura familiar, quilombola, indígena.

Foto: Lula Marques

“O MST vem com esse objetivo, mostrar que a crise tem saída. Basta o governo parar de investir nos banqueiros, nas multinacionais, de o presidente da República parar de fazer as pataquadas e colocar recurso onde se produz”, aconselhou.

De acordo com o deputado, o momento exige solidariedade e políticas a fim de apresentar para quem quer produzir alimento para o povo, apesar de todo o descaso do governo Bolsonaro. “O povo precisa comer. E esse governo Bolsonaro vira as costas para o povo, que abandonou os pequenos, a Reforma Agrária, persegue os trabalhadores sem-terra, os quilombolas, os indígenas, o pequeno agricultor”, criticou Marcon.

Veja o ato na íntegra:

#AOVIVO ✊🏾🚩 LANÇAMENTO DO PLANO EMERGENCIAL DE REFORMA AGRÁRIA POPULAR

‼️ Acompanhe AGORA o lançamento do Plano Emergencial de Reforma Agrária Popular com Débora Nunes, da direção nacional do MST em Alagoas, Roberto Baggio, da direção nacional do MST no Paraná, mais convidados especiais.📲 COMPARTILHE#TodosPelaReformaAgrária #QuarentenaSemTerra #FiqueEmCasaNãoEmSilêncio

Posted by MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra on Friday, June 5, 2020

Benildes Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Aumento da violência contra indígenas é reflexo do governo genocida de Bolsonaro, denunciam petistas

Com um governo que se mostra cada vez mais preconceituoso e contra os povos tradicionais, …