Home Portal Notícias Assis propõe registro provisório para que médicos formados no exterior possam atuar no combate à pandemia

Assis propõe registro provisório para que médicos formados no exterior possam atuar no combate à pandemia

3 min read
0

O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) apresentou, na terça-feira (2), emenda ao projeto de lei (PL 750/20), que trata do Programa Médicos pelo Brasil. O parlamentar propõe que os estados possam emitir registro profissional provisório para o exercício da medicina para brasileiros com diploma em medicina expedido por instituição de ensino superior estrangeira ou estrangeiros habilitados ao exercício da medicina no exterior para atuar no combate à Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS).

Para apresentar a emenda, Assis Carvalho considerou a difícil situação enfrentada pelos serviços de saúde, agravada pela pandemia do coronavírus, em especial com as restrições de recursos humanos. “O objetivo é permitir que estados possam contratar médicos formados no exterior, considerando que o Revalida não é realizado desde 2017 – o que impossibilita que cerca de 20 mil médicos formados no exterior possam exercer a medicina no País”, justifica o parlamentar.

O deputado explica que a emenda visa permitir a emissão de autorização provisória para o exercício da profissão, sem que seja afastada a fiscalização do Conselho de Medicina pelos estados que sentirem essa necessidade. “A previsão legal trará segurança jurídica para a incorporação de profissionais que ainda não têm a formação superior validamente reconhecida, mas que será de grande auxílio na luta contra a Covid-19”, observa o deputado.

O parlamentar explica que as unidades federadas que adotarem a medida deverão comunicar ao respectivo Conselho Regional de Medicina (CRM). Já o Ministério das Relações Exteriores poderá conceder visto temporário aos médicos estrangeiros e aos seus dependentes legais, incluindo companheiro ou companheira, pelo prazo de validade do visto do titular.

Assessoria de Comunicação

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Zé Neto apresenta projeto que garante computador para estudantes pobres de escolas públicas durante a pandemia

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou um projeto de lei na Câmara (PL 3.699/20), com a coa…