Home Portal Notícias Deputados aprovam projeto que suspende parte das perícias médicas do INSS durante pandemia

Deputados aprovam projeto que suspende parte das perícias médicas do INSS durante pandemia

3 min read
0

Com o voto favorável da Bancada do PT, o plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (20), em sessão virtual, o projeto de lei (PL 2048/20), que suspende as convocações de pessoas diagnosticadas com Alzheimer, Parkinson e doenças crônicas progressivas degenerativas e as que reduzem a imunidade para perícias relativas ao auxílio-doença da Previdência Social. A suspensão vale durante a pandemia do coronavírus.

O texto foi aprovado na forma do substitutivo do deputado Fred Costa (Patriota-MG), que incluiu também no rol de suspensão da perícia neste período os aposentados por incapacidade permanente e os pensionistas diagnosticados com as enfermidades como a fibromialgia. O texto ainda facilitou a prorrogação do auxílio-doença, que deve ser concedido com base em atestado médico, independentemente de perícia médica do INSS, até o fim da pandemia.

O PT apresentou destaque para ampliar a suspensão da perícia para outros segurados que recebem o benefício por incapacidade. “O relator suspende a exigência da perícia apenas aos segurados que tenham a fibromialgia, doenças crônico-degenerativas progressivas ou que reduzam a imunidade. Somos pelo afastamento dessa exigência a todos os segurados em fruição de benefícios incapacitantes. É bom lembrar que as pessoas que têm problema de saúde similar também têm dificuldade de locomoção”, argumentou a deputada Rejane Dias (PT-PI). A emenda, no entanto, foi rejeitada.

A Lei de Benefícios Previdenciários (8.213/91) prevê que, no caso do auxílio-doença e de outros benefícios da Previdência Social, poderá haver convocação pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para eventuais avaliações e perícias médicas. “A suspensão dessas convocações é necessária no momento atual”, argumentou o deputado Ricardo Izar (PP-SP), autor da proposta.

O texto agora será apreciado pelo Senado.

Vânia Rodrigues

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…