Home Portal Notícias Coronavirus Covid-19: Zé Neto apresenta projeto que concede pensão especial aos profissionais de saúde

Covid-19: Zé Neto apresenta projeto que concede pensão especial aos profissionais de saúde

3 min read
0

O deputado Zé Neto (PT-BA) apresentou o projeto de lei (PL 2616/20), na Câmara dos Deputados, que visa conceder pensão especial indenizatória aos profissionais de saúde que, tendo trabalhado em contato com pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante o período de emergência de saúde pública, se tornem incapacitados permanentemente para o trabalho, ou para os seus dependentes, em casos de falecimento.

“Temos acompanhado com preocupação o admirável trabalho desses trabalhadores que arriscam suas próprias vidas para cuidar de outras vidas ameaçadas por essa terrível doença, que deixou o mundo inteiro de joelhos. São muitas as vítimas da Covid-19 que contraíram a doença trabalhando na assistência médica ou social aos enfermos”, afirmou o parlamentar.

Zé Neto destaca os riscos que os profissionais de saúde estão expostos todos os dias. “Como se não bastassem as lotações em ambiente hospitalar e as excessivas cargas horárias a que se submetem, esses profissionais também não dispõem de equipamentos de proteção individual – EPI adequados e suficientes para neutralizar o risco de serem infectados pelo vírus”.

De acordo com o PL, terão direito à pensão, investidos ou não em cargo ou função pública, os enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos em radiologia, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, prestadores de atendimento hospitalar a pacientes, incluindo o motorista de ambulâncias e aos dependentes, em caso de óbito desses profissionais.

 

Lorena Vale

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Manifesto das mulheres recebe assinaturas

Em manifesto assinado por mais de 80 entidades, elas somam às pautas o impeachment de Bols…