Home Portal Notícias Coronavirus SBPC realiza nesta quinta a Marcha Virtual pela Ciência; deputada Margarida Salomão comemora a iniciativa

SBPC realiza nesta quinta a Marcha Virtual pela Ciência; deputada Margarida Salomão comemora a iniciativa

5 min read
0

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e suas mais de 80 entidades científicas afiliadas, junto com entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de todo País, realizam durante toda esta quinta-feira (7) a Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. O evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.

Serão realizados eventos nacionais e atividades virtuais em 22 estados e no Distrito Federal com especialistas nas mais diversas áreas da Ciência, Tecnologia e Inovação. Dois tuitaços estão programados, com as hastags #paCTopelavida e #fiqueemcasacomaciencia, das 12h às 12h30 e das 18h às 18h30, além de painéis on-line e até uma manifestação virtual em frente ao Congresso Nacional.

Para a presidenta da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e da Subcomissão Especial de Financiamento da Ciência e Tecnologia da Câmara, deputada Margarida Salomão (PT-MG), essa Marcha é uma ótima oportunidade para analisar a situação atual e o futuro da C&TI no Brasil.

“Com o advento da pandemia do Covid-19 temos que debater o incentivo às pesquisas que buscam medicamentos eficazes para combater vírus e de uma vacina para resolver finalmente o problema. E ainda temos que construir meios eficazes de combater os discursos anticiência e, portanto, negacionistas, que vão contra as recomendações, por exemplo, da OMS e de especialistas em epidemiologia. Portanto, essa Marcha também é em defesa da vida”, explicou a petista.

Recursos públicos

A parlamentar, que já foi reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, esclareceu ainda que os debates vão focar na necessidade de ampliação de investimentos públicos no setor. “A Ciência, Tecnologia e Inovação é estratégica para qualquer país que almeja ter um projeto de desenvolvimento de nação. Hoje, os países que dominam essas áreas são justamente aqueles que mais investem recursos públicos no setor. Por isso temos que debater o estado atual de penúria em que se encontra a C&T brasileira, que desde o golpe de 2016 enfrenta uma contração de recursos nessas áreas”, observou.

Representando a Câmara dos Deputados, a parlamentar participará de uma mesa redonda – às 17h – para debater o tema “A Ciência no Parlamento”. O evento, organizado por um coletivo de instituições ligadas à área da Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, contará ainda com a presença de cientistas, acadêmicos e da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT-MG), presidenta da Comissão de Educação e C&T da ALMG.

Heber Carvalho

Veja a programação completa: http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Gleisi avalia eleições: “PT e esquerdas precisam se fortalecer para enfrentar o que vem por aí” 

Em entrevista concedida ao cientista político Alberto Carlos Almeida, a presidenta naciona…